Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Denúncia acusa presidente da FIA de tentar vetar circuito de GP

06/03/24 às 09:02 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, tentou vetar o aval do circuito de Las Vegas que recebeu um Grande Prêmio de Fórmula 1 em 2023.


A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pelo site da rede de TV britânica BBC e indica mais tensões entre a FIA e a Fórmula 1. Segundo a emissora, a denúncia foi feita pela mesma pessoa que alega que Ben Sulayem trabalhou para cancelar uma punição dada a Fernando Alonso () no GP da Arábia Saudita de 2023.

Leia mais:

Imagem de destaque
LIBERTADORES

Flamengo é derrotado por Bolívar em La Paz por 2 a 1

Imagem de destaque
EM QUITO

Palmeiras garante vitória de virada contra o Del Valle

Imagem de destaque
3 A 1

Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Liberta

Imagem de destaque
BASQUETE

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico


A fonte citada pela BBC afirma ter recebido, “a pedido do presidente da FIA”, uma maneira de não dar o aval de segurança para a pista norte-americana. A queixa foi encaminhada ao comitê de ética da entidade em um relatório do departamento de compliance, ao qual a emissora afirma ter tido acesso.


Segundo o documento, a pessoa encarregada deveria encontrar uma maneira de encontrar falhar na pista que pudessem suspender a licença da pista. A questão poderia ser “artificialmente identificada” caso não existisse de fato um obstáculo para a realização da prova. 


A pessoa citada no relatório diz ter sido contatada por um superior instruído pelo presidente da FIA para o cumprimento da tarefa. Os envolvidos, no entanto, não conseguiram “encontrar quaisquer obstáculos no circuito, então certificaram o circuito como sendo apto para a corrida”, diz o texto.


O GP de Las Vegas voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2023, com organização da própria categoria. A Liberty Media investiu mais de US$ 635 milhões (mais de R$  3,1 bilhões em valores atuais) para a realização da etapa, a terceira do calendário da F1 nos Estados Unidos.


Durante o primeiro treino livre do GP de Las Vegas de 2023, Carlos Sainz (Ferrari) passou por cima de uma tampa de bueiro na reta do trecho conhecido como The Strip. O incidente danificou o chassi do carro do espanhol, encerrou o primeiro treino e provocou atraso no início da segunda sessão do dia.


O segundo treino começaria à 0h de sexta-feira, mas o público foi dispensado à 1h30 (horários locais) com a promessa de recompensa financeira em produtos oficiais. A sessão terminou às 4h (horário local), pouco antes da liberação das vias locais para o tráfego.


Um porta-voz da Federação Internacional de Automobilismo afirmou que “a aprovação do circuito de Las Vegas seguiu o protocolo da FIA em termos de inspeção e certificação”. Em posterior manifestação, a entidade confirmou ter recebido uma queixa no departamento de compliance “envolvendo determinados membros” de sua cúpula, prometendo analisar a questão. 


A Fórmula 1, por sua vez, não se manifestou a respeito.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá