Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Adapar repassa material para colaborar com testes de Covid-19

26/03/20 às 15:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) repassou nesta semana 13 mil swabs estéreis para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) para auxiliar nos diagnósticos e vigilância da Covid-19 pela Secretaria de Estado da Saúde. Os swabs são hastes de plástico com algodão nas extremidades, utilizadas na coleta de material para análise e estavam armazenados no Laboratório Oficial da Adapar, que executa as ações apoio à defesa agropecuária e realiza aproximadamente 100 mil exames por ano.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde retirou o material nesta quinta-feira (26) com todos os cuidados necessários para evitar contaminação. “Temos sempre um estoque regulador para as atividades necessárias e, devido à urgência no setor da saúde pública com a pandemia do novo coronavírus, apoiamos o repasse para o Lacen”, disse gerente de Laboratórios da Adapar, Rodrigo Gibrail Okar.

Para manter a quantidade elevada de processamento dos exames do Lacen, receber insumos como este é essencial, segundo a diretora técnica do Lacen, Irina Riediger. “Recebemos os swabs com muita alegria, tendo em vista que esse material é crucial para a coleta de amostras e não está mais disponível no mercado. Com essa doação, conseguimos ter lastro para garantir a coleta de mais pacientes”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

O material encaminhado faz parte do estoque regulador necessário para os trabalhos da Gerência de Saúde Animal que, neste caso, utiliza para investigação de doenças como a Influenza Aviária e Doença de New Castle em território paranaense. “Este material repassado não compromete as atividades de vigilância da Adapar neste momento”, explica o gerente de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias.

Para o diretor-presidente Otamir Cesar Martins, o repasse demonstra a preocupação dos profissionais da Adapar com ações além da Defesa Agropecuária. “Por considerar que estamos todos em guerra contra o coronavírus e que o repasse desse material não prejudica as atividades da Agência, que usemos então para salvar as vidas das pessoas”.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá