Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Biblioteca completa 166 anos e lança projeto de leituras guiadas

03/03/23 às 08:11 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Para comemorar seu aniversário de 166 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná lança na próxima terça-feira (7) o projeto de leituras guiadas “Ler Junto”. Ao longo de 10 encontros, o professor de Literatura Guilherme Shibata lê e discute com o público contos da literatura brasileira mundial — começando por "Felicidade Clandestina" e "Restos de Carnaval", de Clarice Lispector. A atividade acontece no auditório, a partir das 18h, com entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição e a BPP emite certificado de participação.


Coordenador da área de Literatura da rede de colégios Bom Jesus e criador do canal do YouTube Palavrão, Shibata explica que o projeto é voltado para pessoas maiores de 16 anos que sentem a necessidade de ler mais e obter novos conhecimentos literários. “Não é preciso nenhum pré-requisito, além da vontade de ler e conversar. Também não é exigida nenhuma leitura anterior, já que nós vamos ler no momento do encontro e discutir”, diz o professor.


Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

A partir do dia 13, as atividades acontecem sempre às segundas-feiras, às 18h, na sala de cursos da BPP — com a leitura de “Angústia”, do russo Anton Tchekhov. A programação das semanas seguintes inclui contos de escritores como Machado de Assis, Chimamanda Ngozi Adichie, Júlio Cortázar, Dalton Trevisan e Nelson Rodrigues, entre outros.


“A seleção prioriza a multiplicidade de vozes. São autores de épocas, gêneros, continentes e realidades diferentes”, afirma Shibata, que há 20 anos leciona para alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibulares.


Com duração de uma hora, os encontros são independentes entre si. Ou seja, é possível participar do “Ler Junto” a partir de qualquer uma das datas programadas. “Um dos objetivos é que as pessoas percam o medo de ler textos clássicos. É um projeto de retomada e formação de leitores, em que eu atuo menos como um professor e mais como um guia, um agente de ideias”, conclui.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá