Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bolsista pelo Paraná, Isabela Abreu é campeã brasileira e destaque no pentatlo moderno

29/11/21 às 15:03 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A bolsista Isabela Antonietto de Abreu, do programa Geração Olímpica e Paralímpica, é referência nacional em pentatlo moderno, esporte em que é destaque. A relação com o esporte começou na infância por influência da família e dos professores, e na adolescência ela já escolheu sua modalidade: o pentatlo moderno, disputado com hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

A paranaenses acaba de desembarcar do Rio de Janeiro com o tetracampeonato do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno. E mais, a competição contou com um evento-teste com provas já sendo realizadas no novo formato da modalidade, que estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Adivinha quem ganhou? Isa Abreu.

O pentatlo possui cinco modalidades que exigem várias habilidades do atleta. Como esporte olímpico, a bolsista do Geração Olímpica já trilha seu caminho para o sonho Paris 2024. Para isso, ela tem como espelho a pentatetla brasileira Yane Marques, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, sendo a primeira atleta latino-americana a ganhar medalha nesta modalidade em Jogos Olímpicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

No novo formato do pentatlo, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a modalidade passará a ter semifinais e finais e não mais uma única disputa. O evento decisivo, que atualmente reúne todos os 36 classificados em evento individual, vai ter apenas 18 pentatletas. Na final, as provas serão disputadas na seguinte ordem e com a respectiva duração: hipismo: 20 minutos; esgrima: 15 minutos; natação: 10 minutos; e laser-run (corrida e tiro): 15 minutos

Para uma campeã, além da capacidade individual, o time tem que ser de peso. Na natação, o bolsista técnico Leonardo Sumida é seu treinador. Na esgrima, a referência nacional na modalidade, Athos Schwantes. O subtenente do exército Marcelo Gomes é o seu orientador no hipismo. Na corrida o treino é com Felipe Wallach, preparador físico do Athletico Paranaense. O time ainda é composto pela psicóloga Talita Hermann, fisioterapeutas Ana Paula Pereira e Caio Bevilaqua e Verônica Balsano, a nutricionista.

Nessa entrevista, ela fala sobre a vida, os sonhos e os objetivos da carreira.

O esporte tem um papel fundamental em sua vida. O pentatlo foi sua primeira escolha entre as modalidades?

Eu sempre gostei muito de esporte porque estudei em colégio milita,r que apoia muito a prática esportiva. Comecei com o atletismo, que é um esporte de origem para o pentatlo, e o meu professor era atleta de pentatlo e plantou essa sementinha de ser atleta, sonhar com Olímpiadas e tudo mais. Também tenho influência familiar, pois meu pai é mestre de esgrima, então foram vários fatores que me levaram ao pentatlo.

Como você encarou a luta de conciliar a vida acadêmica com os compromissos esportivos?

Quando iniciei o ensino médio, eu continuei treinando, logo chegou essa fase de vestibular, escolha de profissão e decisão de futuro. Na época, eu optei por engenharia elétrica, passei na Universidade Federal do Paraná em 2014 e larguei o esporte. Mas a paixão fala sempre mais alto, bateu aquela loucura, voltei a treinar, competir e os resultados vieram. Em 2016 conquistei meu primeiro brasileiro, fui para copas de juniores, e assim, sigo firme no esporte. Hoje, eu sou 3ª sargenta do Exército.

Com mais de 10 anos de modalidade, você já tem muitas conquistas e uma boa bagagem. E o tetracampeonato brasileiro?

Fui campeã brasileira pela primeira vez em 2016, competi lesionada em 2017 e terminei em quinto lugar, mas recuperei o título em 2018, em 2019 repeti o feito, em 2020 não teve competição e agora em 2021 retornei com o tetracampeonato. Além disso, venci o evento-teste com provas no novo formato de disputa da modalidade para Paris 2024.

Sou vice-campeã sul-americana, vice-campeã no Mundial de Duplas na Polônia, fiquei em sexto no Pan-Americano, o que é um baita resultado, e fiquei com o bronze no Pan-Americano na prova de revezamento feminino.  

No pentatlo você tem uma base muito forte de técnicos para cada modalidade.

São cinco modalidades dentro do pentatlo, então tenho cinco treinadores e todos são daqui do Paraná. Ainda conto com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e tudo o que compõe uma comissão técnica. Na natação, o meu técnico é o Leonardo Sumida, que também é bolsista técnico do Geração. O Athos Schwantes foi bolsista por anos do programa.

Qual a importância do Geração Olímpica e Paralímpica nesta sua jornada?

Sou bolsista há seis anos, tenho muito orgulho de ser a primeira bolsista do pentatlo no programa e desbravar essa modalidade para os paranaenses. O Geração acredita na gente e eu fico muito feliz quando visto o uniforme do programa em minhas conquistas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá