Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel lança desafio de plantar 31 mil árvores no aniversário

21/09/18 às 18:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

"Firmamos aqui um compromisso com a Secretaria de Meio Ambiente e Câmara de Vereadores, de plantar  31 mil árvores no aniversário de Cascavel. 31 porque este é o número de crianças matriculadas nas nossas escolas municipais e Cmeis. E cada muda de árvore será etiquetada com o nome da criança, que junto com seus pais irão fazer o plantio e cuidar desta árvore". Este compromisso foi firmado pelo prefeito Leonaldo Paranhos durante a solenidade alusiva ao dia da árvore, no Lago Municipal de Cascavel, na tarde de hoje (21).  "É um grande desafio, mas se a gente não fizer o desafio, a gente acaba não cumprindo. Faremos um sistema de entrega das mudas nas escolas para que seja feito este plantio no dia do aniversario de Cascavel", afirmou.

Para Rômulo Quintino, secretário de Meio Ambiente, este é um desafio ecológico e quem vai ganhar com esta ação é a própria comunidade. "Assim estaremos despertando nas crianças o interesse e a responsabilidade pelos cuidados com o meio ambiente", disse o secretário.  Os alunos das escolas Municipais Adolival Pian e Maria Fanny Q. de Araújo participaram do evento no Lago Municipal que contou com a apresentação do coral Rouxinol da Unimed, que fez o plantio de 20 árvores no Lago Municipal e soltaram 150 balões biodegradáveis com sementes de Ipê dentro.

"Futuramente estas sementes irão compor a mata que forma a maior floresta urbana do Brasil, que está localizada no centro de Cascavel, na região do Lago Municipal, nosso cartão postal", disse o presidente da ONG Amigo dos Rios, Nildo Santelo. "Temos motivo para nos orgulharmos e precisamos com isso ter responsabilidade. E esta responsabilidade esta muito nas nossas crianças que nos incentivam", completou o prefeito. 

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

Dia da árvore

Ainda dentro da programação de comemoração do Dia da Árvore, a Sanepar, a Secretaria de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros mais 20 parceiros, participaram da quarta edição do Programa de Conservação dos Rios em Cascavel. Cinco ações serão realizadas visando a proteção do Rio Cascavel, que fornece água para 70% da população da cidade.

A gerente Regional da Sanepar, Rita Camana, elencou as ações de proteção que começa com a conscientização da população que mora no entorno da bacia do Rio Cascavel, junto com a utilização correta do esgotamento sanitário, uso racional da água, destinação correta dos resíduos sólidos e cuidados para prevenir dengue. Também haverá limpeza do rio, com a retirada de lixo e entulho das margens e de dentro das águas, trabalho que será realizado com ajuda do Corpo de Bombeiros. "Também vamos mapear as fragilidades do Rio Cascavel, riscos de erosão, de lançamento de esgoto clandestino, isso tudo com a ajuda dos nossos parceiros", destacou a gerente regional da Sanepar.

Camana informou ainda que "vamos visitar as empresas instaladas na cabeceira das nascentes que desaguam no Lago, postos de combustíveis, lavar-car e oficinas para verificar se está sendo usado de forma correta o esgotamento sanitário e, por último, vamos fazer o controle de qualidade das águas do Rio Cascavel, com monitoramento e análises".

Resultados

Em 2016, a Sanepar contabilizou a retirada de 30 toneladas de lixo e entulho das águas e margens do Rio Cascavel, 496 imóveis foram visitados e descobertos mais de mil pontos potenciais de poluição. No ano passado a quantidade de lixo e entulho retirado do manancial caiu para 26 toneladas. Todo material recolhido foi levado para o descarte correto e adequado a cada categoria. "Para este ano, esperemos que a conscientização tenha aumentado e com isso diminua ainda mais a quantidade de lixo e entulho jogados no Rio Cascavel", completou Romulo Quintino.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá