Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Entidades propõem congelamento da alíquota do IPTU a partir de 2019

17/01/18 às 19:58 - Escrito por Redação Tarobá News

Entidades da sociedade civil vão encaminhar ao prefeito Marcelo Belinati (PP) um pedido de congelamento da alíquota do IPTU para os próximos anos. O percentual sobre o valor do imóvel, que hoje é de 0,6%, está programado para subir anualmente até atingir 1% em 2024. 

A proposta foi feita em uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (17) com representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sociedade Rural do Paraná e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de Belinati, que prometeu estudar a proposta e dar uma resposta nos próximos dias.

A estimativa do Município é que a inadimplência alcance 20% em 2018. Belinati afirmou que não teme um calote e voltou a defender o aumento do IPTU, que, de acordo com ele, se deve a uma situação financeira "completamente deteriorada" da prefeitura. 

"Houve uma irresponsabilidade fiscal ao longo de 16 anos, essa correção não poderia ser feita de uma hora para outra", afirmou o prefeito sobre o período em que a planta de valores de Londrina não sofreu atualizações. 

(Colaboração: Larissa Trevisan) 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá