Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Eventos sobre gênero e representação marcam agenda do MUPA no Mês da Mulher

05/03/24 às 08:53 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O mês de março é reconhecido internacionalmente como o Mês da Mulher em função do Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU no dia 8. Para marcar essa importante data, o Museu Paranaense (MUPA) promoverá duas ações públicas e gratuitas que visam refletir com a comunidade sobre questões de gênero e representação, partindo do acervo histórico e das exposições em cartaz.


O MUPA é considerado o terceiro museu mais antigo do Brasil e ao longo da história recente tem realizado uma revisão crítica e constante de sua própria trajetória. Os núcleos de pesquisa do museu - Arqueologia, Antropologia e História - e o campo das artes estão desenvolvendo diferentes leituras e ativações sobre os acervos.



Confira abaixo a agenda completa:

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo


VISITA MEDIADA - 05/03 (terça-feira)


Circuito “Reconhecer-se mulher: memórias e histórias de autorrepresentação”


Pensada para a programação especial do Mês da Mulher, a visita tem como enfoque obras de artistas mulheres no espaço expositivo e aborda questões de autorrepresentação de mulheres de comunidades tradicionais, indígenas e migrantes. Além disso, o circuito propõe uma revisão crítica da própria história do Museu Paranaense, a partir de discussões de gênero.


Passa pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas”, “Objeto Sujeito”, “Nosso Estado: Vento em Movimento”.


Horário: 14h30 - 16h


Entrada gratuita. Não necessita de inscrição prévia.


MESA DE CONVERSA - 30/03 (sábado)


“Afroempreendedorismo feminino”, com Suelen Matos


Nesta mesa, serão propostas discussões e reflexões acerca do afroempreendedorismo - entendido, aqui, enquanto uma etnografia das relações entre economia feminina e resistência negra em Curitiba.


Suelen Matos é designer de moda pela Universidade Positivo, especialista em cultura afro-brasileira pela Universidade do Norte do Paraná e mestra e doutoranda em antropologia pela Universidade Federal do Paraná. Suas áreas de pesquisa envolvem o feminismo negro e presença de mulheres negras no mercado de trabalho e na economia colaborativa. Atualmente, está focada em estudar o afroempreendedorismo feminino em Curitiba, considerando especialmente o cenário pós-pandemia.


Horário: 15h - 17h


Entrada gratuita. Não necessita de inscrição prévia.


ALÉM DO MUPA – As instituições culturais da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promovem ao longo de todo o mês de março uma série de atividades que contribuem na reflexão sobre os direitos e os papéis da mulher na sociedade, além de destacar a atuação criativa e artística de mulheres na cena cultural. As ações são gratuitas e incluem oficinas, visitas mediadas, exposições e mesa de conversa. A programação envolve os museus Oscar Niemeyer, de Imagem e do Som, Arte Contemporânea, Alfredo Andersen e o tradicional MUPA, além da Biblioteca Pública.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá