Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ex-prefeito, ex-chefe da Procuradoria e ex-secretário são denunciados por crime de licitação

05/09/18 às 14:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em Peabiru, no Centro-Ocidental paranaense, o Ministério Público do Paraná apresentou nova denúncia criminal contra o ex-prefeito da cidade (gestão 2013-2016). A Promotoria de Justiça da Comarca sustenta que o então gestor, a ex-chefe da Procuradoria Jurídica do Município e a ex-secretária Municipal de Saúde incorreram em crime de fraude a licitação por terem efetuado várias contratações diretas ilegais, sem o devido processo licitatório, “por motivos políticos e de favorecimento pessoal de seus apaniguados”.

São citadas na denúncia 13 situações ocorridas durante a gestão do então prefeito em que houve dispensa irregular de licitação e contratação direta de serviços de saúde (contrariando o disposto no artigo 89 da Lei 8.666/93). Como resume a Promotoria no processo, os três réus agiram “em benefício de terceiras pessoas com objeto amplamente genérico de ‘contratação emergencial de pessoa física para prestação de serviços de agente de combate a endemias’ e ‘contratação de pessoa física para prestação de serviços de agente comunitário de saúde’, como forma de terceirização do serviço público de saúde”. Destaca ainda o MPPR que não foi apresentada a razão da escolha dos fornecedores ou executantes, nem caracterizada situação de emergência ou justificados os preços: o valor dos contratos somou R$ 72.590,71.

No total, são oito ações penais propostas pelo MPPR contra o ex-prefeito por crimes de responsabilidade, fraude a licitação e crimes ambientais – situações que levaram a Justiça a decretar a indisponibilidade de bens do réu. Conforme a Promotoria, os danos aos cofres do Município de Peabiru ultrapassam a marca de R$ 1 milhão.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

MPPR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá