Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fundo repassa R$ 15 milhões a 300 entidades que atendem crianças no Paraná

11/10/19 às 18:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA) repassou neste ano cerca de R$ 15 milhões para 300 entidades assistenciais que atendem crianças, adolescentes e pessoas com deficiência de todo o Estado. Vinculado ao Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o FIA beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência e financia programas e ações para erradicação do trabalho infantil e a profissionalização de adolescentes.

O FIA foi criado em 1992 e permite doações via deduções fiscais do Imposto de Renda, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica. Os repasses são controlados pelo Cedca e seguem as legislações federal, estadual e municipais, em reuniões que também são abertas à comunidade.

“Os recursos do fundo são compostos por fontes de origens diversas e seus recursos são utilizados, exclusivamente, para o custeio de programas, ações e serviços dirigidos ao atendimento dos direitos de crianças e adolescentes”, explicou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Leia mais:

Imagem de destaque
AJUDA AO RS

Aviões do Paraná levam veterinários, medicamentos e internet ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
REFORÇO NA SEGURANÇA

Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul na coibição de crimes

Imagem de destaque
SEIS DIAS DE OPERAÇÃO

Forças de salvamento do Paraná já resgataram 857 pessoas no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
EM 2024...

PRF flagra por dia mais de 450 motoristas em excesso de velocidade no Paraná

O secretário reforçou que a contribuição do imposto devido no ato da declaração não envolve perda financeira. "É uma situação em que todos ganham: a sociedade, que vê seus impostos retornarem diretamente para a sua comunidade, e as crianças, que recebem um atendimento mais qualificado da rede de proteção", complementa Leprevost.

RELEVANTES - A chefe do Departamento de Política da Criança e do Adolescente da Secreta da Justiça, Família e Trabalho, Ângela Mendonça, ressalta que os valores empenhados pelo FIA são fiscalizados e direcionados a projetos efetivamente relevantes. “O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e os gestores da Secretaria realizam visitas técnicas, fiscalizam relatórios de execução financeira e ainda monitoram e avaliam todos as entidades que receberam recursos”, explicou.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá