Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospitais adotam comunicação digital entre pacientes e familiares

24/11/20 às 16:41 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba, e o Hospital Universitário do Norte do Paraná, em Londrina, ambos do sistema da Secretaria Estadual da Saúde, aderiram ao projeto Conectando Vidas, do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. O projeto permite a comunicação digital entre pacientes, familiares e profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

“Devido às restrições de visitação em hospitais para evitar a contaminação da Covid-19, foi preciso inovar os meios de comunicação para informar os boletins médicos, e também permitir o contato entre o paciente e seus familiares. Aderimos ao projeto há quase um mês e os resultados são muito positivos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O projeto, que é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus), forneceu 40 tablets e oito profissionais chamados de assistentes de comunicação para auxiliarem as equipes dos hospitais na realização de vídeochamadas com familiares e atualização de boletins médicos virtuais, também junto ao familiar do paciente.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

RESULTADOS – De 28 de outubro a 17 de novembro, 457 registros de vídeochamadas entre pacientes e familiares foram contabilizados nas unidades. “Toda ação de melhora na humanização do atendimento é bem-vinda. O importante neste momento de pandemia é consolidar o uso destas tecnologias e facilitar a comunicação entre o paciente, médico e familiar”, disse o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria, Vinícius Filipak.

Segundo a coordenadora da Gestão de Serviços Próprios da Secretaria da Saúde, Vivian Raksa, a iniciativa deixará um legado pós-pandemia. “O projeto se encerrará no dia 21 de dezembro, mas a Secretaria está realizando o monitoramento destas ações para futuramente inserir essa metodologia nas demais unidades do Estado, criando uma cultura de comunicação não presencial que viabilize a aproximação da equipe com familiares que não consigam estar presencialmente no hospital em outros momentos”, explicou.

BENEFÍCIOS – Entre os benefícios, estão o alinhamento do planejamento de cuidado, a redução de ansiedade, depressão e síndrome de stress pós-traumático, além do favorecimento do cuidado adequado às necessidades do paciente e sua família.

 “Temos recebido relatos de pacientes agradecendo a possibilidade de conversar e ver a família pelo tablet. Esta ação proporciona a manutenção do vínculo familiar durante o período de internação e consequentemente, auxilia na recuperação e bem-estar do paciente”, relatou a gerente da qualidade da coordenação de Gestão de Serviços Próprios da Secretaria, Cíntia Domingos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá