Paraná

Informação errada em carta da prefeitura gera polêmica sobre cobrança do IPTU

19 nov 2019 às 19:56

A prefeitura está enviando cartas de cobrança para contribuintes que devem IPTU e outros impostos e taxas, mas uma informação errada acabou causando polêmica.

Na semana passada a informação de que a prefeitura estava enviando 99 mil cartas de cobrança do imposto, causou revolta. Foi justamente essa informação que o Secretário de Fazenda fez questão de corrigir nesta terça-feira (19). Ele explicou que as 99 mil cartas compreendem não só o IPTU, mas outras dúvidas como o ISS, por exemplo.

Boletos referentes ao período de 2016 a 2018. Londrina tem cerca de 260 mil imóveis que entram na tributação. Das 99 mil cartas, 70 mil são de IPTU, mas o secretário justificou: são cobranças de 3 anos seguidos. O argumento na prefeitura para o envio das milhares de cartas é que a Secretária de Fazenda criou uma rotina de cobrança que não existia no município. Mas isso não significa que o número de contribuintes com dívida de IPTU aumentou.

De acordo com o secretário, o número de inadimplentes segue a média histórica: entre 20 e 23%. Neste ano, até agora 25% estão com o imposto atrasado, índice que está acima da média, mas que para o Secretário de Fazenda deve cair até o fechamento de dezembro. Dos 385 milhões lançados em 2019, 75% já estariam negociados.

Reportagem: Heloísa Pedrosa.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá