Paraná

Ipem deve fiscalizar mais de 300 taxímetros nesta semana

14 out 2019 às 20:31

Na era do transporte por aplicativo, os taxistas ainda são obrigados fazer a aferição anual do taxímetro, o aparelho que mede o valor da corrida. Até sexta-feira (18), mais de 300 devem passar pelos testes do Instituto de Pesos e Medidas de Londrina.

A concorrência do táxi é grande. Mesmo com a revolução que os aplicativos causaram, no Ipem a verificação anual dos taxímetros é obrigação dos motoristas. O aparelho passa por 3 testes. Em uma pista de mil e cinquenta metros os carros andam na bandeira 1, 2 e fazem também a hora parada. Os preços tem que ficar de acordo com os estabelecidos no teste.

Ao final é hora de renovar o selo em que a data da inspeção está registrada. É nesse selo e no lacre do Inmetro que o consumidor deve ficar atento. A inspeção é uma forma de combater fraudes, que são raríssimas hoje em dia, e o mais importante, evitar que o passageiro ande em um carro com taxímetro desregulado.

Para participar da vistoria os taxistas precisam pagar uma taxa de R$ 52,00. Quem não for até o Ipem está sujeito à punição.

Reportagem: heloísa Pedrosa

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá