Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná recebe as primeiras doses para a nova campanha contra a gripe

23/03/23 às 09:24 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta quarta-feira (22) a primeira remessa de vacina para o início, em abril, da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O lote, com 388 mil vacinas, ficará armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será distribuído às Regionais de Saúde na próxima semana.


A vacinação contra a Influenza é realizada anualmente seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os imunizantes são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde. A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Para 2023, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).


“Pessoas de todas as idades são suscetíveis ao vírus, porém alguns grupos são mais propensos a desenvolver formas graves da enfermidade ou estão mais expostos à contaminação”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Em algumas circunstâncias, principalmente nos grupos de maior risco, a doença pode evoluir para complicações e até mesmo ao óbito. Por isso a vacinação é tão importante e já estamos nos preparando”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


A campanha deste ano será realizada em uma só etapa, para todos os grupos prioritários anunciados pelo Ministério da Saúde. Entre eles estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos.


Além destes, também serão vacinados os povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá