Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná registra a primeira morte de macaco por febre amarela no período epidemiológico

23/10/19 às 17:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) confirmou nesta quarta-feira (23) uma morte de macaco por febre amarela em Castro, na região dos Campos Gerais. A morte foi no final de setembro, mas os exames laboratoriais comprovando a infecção foram concluídos recentemente.

 Do início de julho até agora, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da SESA registrou 78 notificações de macacos encontrados mortos no Estado. Apenas uma confirmou infecção por febre amarela; 40 mortes continuam sendo investigadas, 11 foram descartadas para a doença e 26 apontam causas indeterminadas.

 A morte de macacos sinaliza a presença do vírus na região da ocorrência. Estes  animais não transmitem a doença; como os humanos, eles são infectados pela picada pelo mosquito contaminado.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

 O monitoramento da SESA mostra que o estado registra 24 notificações para febre amarela em humanos, entre 1 de julho e 21 de outubro.

17 já foram descartadas e 7 seguem em investigação.

 “Por isso nossa preocupação e alerta à população: é fundamental que todos estejam imunizados pois o período epidemiológico da febre amarela está apenas começando. A vacina é a única forma de se proteger e está disponível em todas as unidades de saúde do estado”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

 A vacina é indicada para pessoas a partir dos nove meses de idade a 59 anos.

Para moradores de municípios que têm casos confirmados de circulação viral de febre amarela, o Ministério da Saúde está recomendando também a imunização de pessoas acima de 60 anos. Uma única dose protege para toda a vida

 A febre amarela é uma doença infecciosa , causada por vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados. Os sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.

 No período epidemiológico anterior, de 01/07/2018 a 01/07/2019 o Paraná registrou 17 casos de febre amarela e um óbito.


Núcleo de Comunicação Social

© Copyright 2023 Grupo Tarobá