Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PCPR promove palestra de prevenção ao suicídio para servidores

23/08/19 às 12:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoverá uma palestra de prevenção ao suicídio para seus servidores, na terça-feira (27). A palestra será realizada na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) e poderá ser acompanhada presencialmente ou pela internet, com início às 9h e término previsto às 12h. A psicóloga Cristiane Michele dos Santos, que tem 15 anos de experiência na área e é especialista em terapia cognitivo comportamental, será a ministrante. 

Para que todos os servidores da PCPR tenham a possibilidade de assistir a palestra, o evento será transmitido pela internet de duas formas. Uma delas é por videoconferência nas subdivisões e delegacias que possuem o sistema. Na sala “417978” será possível acompanhar o evento como se fosse uma reunião comum. 

A segunda via é abrir um navegador em qualquer computador da rede do Estado e acessar o link de transmissão, que será disponibilizado meia hora antes do evento. O endereço será encaminhado para o e-mail dos servidores e divulgado em notícia a ser publicada no site da PCPR. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Para acompanhar a palestra de forma presencial é necessário fazer a inscrição clicando AQUI. Policiais civis e agentes de segurança de outras forças podem se inscrever gratuitamente.


SAÚDE MENTAL – O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, define os servidores como o bem maior da instituição. “Nossos policiais são a base da Polícia Civil do Paraná. É por meio deles que prestamos serviço à população e nesse aspecto iremos sempre promover iniciativas que cuidem dos nossos servidores. A vida é o bem maior que defendemos no nosso trabalho e da mesma forma iremos zelar pela vida dos nossos policiais”, afirmou.

A palestra de prevenção ao suicídio é bem vista pelas categorias de classe. O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol), Claudio Marques, avalia a iniciativa da PCPR como estratégica para a instituição. “Esta palestra é extremamente relevante, porque o profissional é capacitado e levado no dia a dia a lidar com os maiores problemas que a sociedade enfrenta. Tudo isso vai somatizando”, diz.

Marques considera que o policial tem dificuldades em pedir ajuda, justamente pelo fato de ser o profissional que é requisitado a solucionar o problema alheio. “O nosso policial sempre foi treinado para ser herói, para ser aquele solucionador de problemas, que enfrenta o perigo e vai sempre estar na linha de frente. Essa situação coloca ele em situação incômoda quando ele precisa buscar ajuda. Essa palestra facilita ao mostrar que o policial também é humano, que ele tem sentimento, e para que ele busque ajuda quando perceber algo de errado”.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), Michel Franco, também avalia a proposta de forma positiva. “A iniciativa da PCPR é muito nobre, extremamente importante para os policiais, porque nós nos deparamos com as mazelas da sociedade, temos contato direto com homicídios, suicídios”, expõe Franco.

O representante do Sindipol complementa que a palestra irá ajudar quem precisa ao oferecer instrumentos de apoio e destaca a importância de policiais da ativa e aposentados de participarem. “É de extrema importância orientar o policial quando ele estiver em principio de depressão e mostrar os sinais que podem levar a um ato contra a própria vida. É importante para os policiais da ativa e os que estão na aposentadoria. Parabéns à PCPR. Nossos homens e mulheres da Polícia Civil merecem”, finaliza. 

PREVENÇÃO – O suicídio decorre da dificuldade e da falta de apoio em lidar com o sofrimento humano. Segundo a psicóloga Cristiane, o mais importante é “quebrar o tabu sobre o assunto, minimizar julgamentos equivocados da pessoa em sofrimento mental e divulgar formas de prevenção”.

A partir da oferta de informação e de apoio, Cristiane acredita que a incidência de suicídio possa diminuir. “Existem outras formas de lidar com o sofrimento e vamos apresentar ferramentas de prevenção aos profissionais”, disse a profissional.

Na palestra serão abordados os fatores de risco que podem levar o sujeito a cometer suicídio; as barreiras que impedem a detecção e auxílio à pessoa em risco; a divulgação das redes de apoio a quem está vulnerável. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá