Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PM comemora dia de Tiradentes com homenagens a integrantes da tropa

21/04/18 às 14:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A governadora Cida Borghetti participou neste sábado (21) da cerimônia em homenagem a Tiradentes, patrono das policias do Brasil e condecorou policiais militares com medalha de Mérito Comunitário pelos serviços prestados. A cerimônia aconteceu na Academia do Guatupê, em São José dos Pinhais, e reuniu cerca de 400 pessoas entre militares e convidados.

Durante as comemorações, a governadora sancionou a lei 19.462/2018 que eleva a Academia Policial Militar do Guatupê a órgão gestor do ensino militar no Estado, responsável por administrar os colégios da PM, centros de pesquisas, divisão de ensino e cursos de graduação e pós graduação. “Uma medida importante, principalmente agora que estamos expandido os colégios da Polícia Militar para o interior”, afirmou Cida.

Ela também destacou que as homenagens prestadas ao mártir da Inconfidência Mineira são uma maneira de valorizar o trabalho de heroínas e heróis do presente. “Os ideais de civismo permanecerão vivos com o trabalho, honra e fé em uma Pátria livre, formada de mulheres e homens honrados e capazes”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
DADOS DIVULGADOS

Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições

Imagem de destaque
CONFIRA!

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

Imagem de destaque
CHUNITI KAWAMURA

Governo do Estado lamenta morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura

Imagem de destaque
ÚLTIMOS 12 MESES

107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional

A comandante da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa, citou a trajetória de Tiradentes como precursor da independência do Brasil e patrono das polícias. “Não poderíamos deixar de lembrar deste histórico de tanta honradez e luta. Nosso patrono é o exemplo para os policiais militares que vão a luta e defendem os direitos humanos”, ressaltou.

Para o delegado Júlio Reis os ideais de Tiradentes são os mesmos que motivam as polícias Militar e Civil. “Tiradentes buscava a igualdade e a liberdade e na polícia não é diferente.  Os policias, desde sua formação, estão dispostos a defender a sociedade a qualquer custo. Por isso é nosso dever saudarmos esta data”, disse.

MEDALHAS- Os policiais que completaram 10, 20 e 30 anos de serviço também foram homenageados com medalhas de bronze, prata e ouro, respectivamente. Ao todo 47 policiais receberam medalhas (16 de mérito comunitário e 31 pelo tempo de serviço). Para a  governadora,  as condecorações são uma forma de mostrar o respeito que a corporação e o Estado têm pelo trabalho desenvolvido pelos policiais. “Hoje, com muita honra, concedemos essas medalhas a esses homens e mulheres que diariamente lutam por uma sociedade paranaense cada vez melhor”, disse.

A coronel Audilene explicou a escolha dos homenageados com o Mérito Comunitário. “O mérito comunitário é o reconhecimento público dessas pessoas que não têm o dever de trabalhar nas forças de segurança pública, mas escolhem servir a comunidade”, declarou.

Uma das homenageadas com a medalha de Mérito Comunitário foi a tenente Caroline Costa,  primeira comandante da Unidade Paraná Seguro (UPS) do bairro Uberaba, na capital do Estado. “Me sinto honrada em receber esta medalha neste dia tão importante”, disse.

O major Marcos Antônio Benetti recebeu a medalha de ouro pelos 30 anos de serviço na PM. “Fico muito feliz pelo reconhecimento destes 30 anos na Polícia Militar do Paraná e muito orgulhoso em fazer parte dessa história e ajudar toda a sociedade”, declarou.

PRESENÇAS- Também acompanharam o evento o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato, o delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado, e os deputados estaduais Maia Victória e Rubens Recalcatti.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá