Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia Militar reforça efetivo para o Verão Paraná no Litoral

27/12/17 às 13:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Militar do Paraná reforçou o esquema de segurança nos municípios do Litoral em função da temporada de verão. O reforço conta com mais de mil policiais militares. O planejamento das ações visa garantir a tranquilidade e a segurança dos moradores da região e dos veranistas. A PM atuará em parceria com a Polícia Civil e outros órgãos de Segurança Pública do Estado.

“A Polícia Militar está se preparando desde o término da última temporada quando fizemos todos os encaminhamentos de gestão de capital humano, logístico e de material bélico para que possamos ter uma operação de êxito com os policiais militares que são voluntários. Nos momentos em que as famílias se desprendem das rotinas normais para festejar, é quando a Polícia Militar mais trabalha, razão pela qual é muito bom crer em pessoas que dedicam amor e serviço em prol da causa pública”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Os policiais militares que atuarão no Verão Paraná 2017/2018 são voluntários, oriundos de unidades operacionais e seções administrativas de todos os rincões do estado. A Polícia Militar organizou o efetivo de tal forma que o interior não ficará desguarnecido por falta de recursos humanos e materiais. As equipes estarão diuturnamente trabalhando na prevenção nas sete áreas: Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, além da Ilha do Mel, locais que recebem veranistas de todo o estado e do Brasil nesta época devido à gastronomia, história e opções de diversão.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda para 4,5 milhões de pessoas

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

De acordo com o Comandante operacional do Verão Paraná 2017/2018, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, um planejamento de mais de seis meses de antecedência foi feito para as ações de segurança desta temporada. “Em relação aos anos anteriores implementamos uma nova dinâmica de policiamento com novos pontos base e locais das ações visando otimizar ainda mais o emprego das equipes policiais”, explica.

Ainda segundo o tenente-coronel Barroso, no Verão Paraná 2017/2018 a Polícia Militar atuará com o policiamento de viaturas, motocicletas, a pé e com bicicletas, além dos postos de atendimentos com os módulos móveis onde haverá a distribuição de pulseiras de identificação. “No Reiveillón, Carnaval e dias de grandes eventos como shows, em que teremos um fluxo maior de pessoas na região litorânea, contaremos com o apoio de unidades especializadas”, destacou.

Durante as atividades do Verão Paraná 2017/2018 os policiais atuarão nas ruas e locais de concentração de público para evitar o cometimento de crimes e aumentar a segurança, além disso o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fará blitz de trânsito nas rodovias estaduais que passam pelo Litoral para orientar os motoristas e fiscalizar o tráfego no tocante ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagem proibida. Também haverá blitz educativas nos municípios, além da fiscalização.

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) intensificará o policiamento nas baías de Guaratuba e Paranaguá, bem como fará patrulhamento com viaturas nos municípios litorâneos, principalmente para inibir a ação de pescadores que estejam sem a documentação para a prática da atividade. A Ilha do Mel também receberá maior presença policial por ser um dos destinos preferidos dos turistas no litoral.

A operação também conta com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) nas situações de maior periculosidade, bem como do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Além disso, as equipes de Radiopatrulha trabalharão diuturnamente com abordagens preventivas, vistorias e patrulhamento na área urbana dos municípios. O policiamento será aplicado de maneira estratégica em regiões onde há mais ocorrências a fim de evitar casos de roubos, furtos, arrombamento de residências, tráfico de drogas e outras ações ilícitas.

O reforço visa ainda a localização de pessoas foragidas da justiça e que possuam mandados de prisão em aberto, as quais podem utilizar-se da concentração de público no Litoral para se estabelecerem e praticarem delitos nesta época. Para tanto, a PM contará com policiais à paisana para identificar possíveis locais onde os suspeitos estejam atuando.

Os policiais desenvolverão com viaturas, módulos móveis, motocicletas e bicicletas nas áreas comerciais, residenciais, pontos turísticos e na orla marítima, bem como nas vias de maior tráfego de veículos e pedestres. O policiamento a pé também será empregado para facilitar o contato do cidadão e agilizar o atendimento de ocorrências. Uma aeronave do BPMOA estará à disposição para auxiliar na estratégia de policiamento. A Patrulha do Sossego – braço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), fiscalizará o uso de som alto em todo o litoral em períodos de maior aglomeração de pessoas.

Além do esquema de segurança especial, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros distribuirão as pulseirinhas de identificação para as crianças que estiverem na orla marítima e nos locais com aglomeração de pessoas, facilitando a localização delas caso se percam dos responsáveis.

Leia mais em Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá