Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pregoeira é multada por falha na compra de uniformes escolares

31/10/19 às 15:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou em R$ 4.172,40 Lessandra Chleski, pregoeira responsável pelo Pregão Presencial nº 109/2017 da Prefeitura de Prudentópolis. A licitação objetivou a aquisição de uniformes escolares para alunos e de camisetas para professores e funcionários da rede pública de ensino desse município do Centro-Sul paranaense.

A multa, cuja quantia é válida para pagamento em outubro, está prevista no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). A sanção corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR). O indexador, que tem atualização mensal, vale R$ 104,31 neste mês.

A penalização foi decidida em acórdão que julgou procedente a Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Futura Comércio de Materiais Educacionais Ltda. Na petição, a licitante considerou irrazoável o prazo de cinco dias úteis previsto no edital para a apresentação, por parte das empresas interessadas, de amostras dos produtos licitados.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, deu razão à alegação da representante. Segundo ele, mesmo com a extensão do referido prazo de cinco para 12 dias, em resposta a impugnação administrativa ao edital apresentada pela mesma empresa, o período continuou sendo muito curto para garantir a razoabilidade e a competitividade do certame.

Ainda segundo ele, com base na argumentação da própria representante, são necessários cerca de 12 dias apenas para a emissão de laudos técnicos, além de aproximadamente 20 dias para a obtenção dos tecidos e tingimentos necessários ao atendimento dos padrões exigidos pela administração municipal.

Da mesma forma que Bonilha, tanto a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR quanto o Ministério Público de Contas (MPC-PR) manifestaram-se pela integral procedência da Representação, com a aplicação de multa à pregoeira.

Os demais membros do Tribunal Pleno acompanharam, de forma unânime, o voto do relator, na sessão de 25 de setembro. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 2990/19 - Tribunal Pleno, veiculado no dia 3 de outubro, na edição nº 2.157 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Fonte:TCE

© Copyright 2023 Grupo Tarobá