Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Passaporte sanitário: vereadores vão contra parecer e indicam derrubada de veto de Belinati

02/05/22 às 16:33 - Escrito por Rafael Fantin
siga o Tarobá News no Google News!

A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Londrina avaliou na tarde desta segunda (2) o veto integral do prefeito Marcelo Belinati (PP) ao projeto de lei nº 29/2022, que proíbe a implantação do “passaporte sanitário” em Londrina. A matéria foi apresentada pelo vereador Santão (PSC) e por outros oito parlamentares.

Os cinco vereadores da Comissão de Justiça, Flávia Cabral (PTB), Beto Cambará (Pode), Lu Oliveira (PL), Chavão (Patriotas) e Madureira (PP), votaram pela derrubada do veto, não seguindo o parecer jurídico do Legislativo que indicou a manutenção do veto do prefeito.

No mês de abril, Belinati não sancionou o projeto de lei com base nos argumentos da Procuradoria Geral do Município (PGM), que apontou para “criação de ônus fiscalizatório” e “vício de iniciativa”. Ou seja, a criação de projeto de lei seria de competência do Executivo por gerar custos ao erário.     

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Além de concordar com o argumento da PGM, o parecer da Assessoria Jurídica do Legislativa ainda acrescentou que a aplicação compulsória da vacina não poderia ser previamente restringida por ser um instrumento constitucional de defesa à saúde da população. “Deve, claro, ser regulamentado por meio de lei caso venha a ser aplicado. Mas sua possibilidade não pode ser extirpada do ordenamento, sob pena de se privar o Município de importante arma contra vírus e outras doenças que podem ser vencidas por meio da vacina”, ressalta.  

De acordo com o Regimento Interno, o veto segue para votação em plenário em data que ainda não definida pela Casa. O prazo final é 17 de maio e são necessários 10 votos para derrubar o veto.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá