Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Copel Volt amplia eletrovia até Londrina para abastecimento de carros elétricos

28/04/22 às 11:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Copel Volt está ampliando a eletromobilidade ao longo das estradas BR-376 e BR-101, em circuito que vai até perto de Londrina, no Norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados. No Norte paranaense, o eletroposto foi instalado na BR-376, no Km 297 da Rodovia do Café, no município de Mauá da Serra. 

Inaugurada em 2018, hoje a eletrovia da Copel tem 12 postos de recarga rápida ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste paranaense. Com a expansão do projeto, serão no total 23 postos de recarga que ficarão disponíveis aos usuários de veículos elétricos. 

O acréscimo de pontos é um teste que a Companhia está desenvolvendo com a startup brasileira Move, especialista em desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão e controle de recargas de veículos elétricos.  

Leia mais:

Imagem de destaque
LETRAMENTO DIGITAL

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Imagem de destaque

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Imagem de destaque

Justiça tem responsabilizado bancos por fraudes em aplicativos de celulares roubados

Imagem de destaque

Cadeira de rodas motorizada é patenteada por pesquisadores da UEL

A startup é uma das cinco selecionadas durante a primeira fase do Copel Volt, entre 200 inscrições do mundo inteiro. O programa está desenvolvendo soluções aos principais desafios de negócios da Companhia, que vão de atendimento ao cliente até novos modelos de negócios envolvendo novas matrizes energéticas e eletromobilidade. 

Gestão de recargas 

Além de expandir o número de postos de recarga da eletrovia da Copel, o projeto com a Move está integrando tecnologicamente todos os eletropostos em um mesmo sistema de gestão. “Um dos principais diferenciais é que o novo sistema já nos fornece um modelo para a futura comercialização de energia na mobilidade elétrica”, explica o mentor do projeto na Copel, Rodrigo Braun, que também destaca a relevância da parceria para estimular a eletromobilidade, agregar valor e gerar novas possibilidades e modelos de negócio.  

Hoje, os eletropostos da Copel na eletrovia da BR-277 são provenientes de fornecedores diferentes, que fabricam modelos diversos. Com o sistema, será possível integrar todas as informações em uma mesma plataforma, que informará os carregadores que estão disponíveis, a quantidade de energia fornecida por cada um e até as emissões de gás carbônico (CO2) evitadas ao usar energia elétrica no lugar de combustíveis fósseis.  

Abastecimento por aplicativo 

O consumidor agora tem acesso ao aplicativo Eletroposto Fácil para consultar informações sobre disponibilidade de carregadores, tempo estimado de recarga, entre outras informações. Será também o meio para fazer o pagamento da recarga. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS. 

O modelo é de vanguarda no setor de eletromobilidade e desponta como a forma mais provável de viabilizar a futura comercialização de energia nos eletropostos da Copel. “Como o projeto ainda está em testes, o valor a ser cobrado é referente ao uso da tecnologia”, detalha Rodrigo Braun. 

Novos eletropostos 

Curitiba – Londrina 

Posto Juninho: BR-376, Cará-Cará, 84043-450, Ponta Grossa-PR. 

Parada do Pão de Queijo: BR-376, Km 458 s/n, Colônia, 84300-000, Tibagi-PR. 

Parada Soledade 2: BR-376, Km 394, Rua Charqueada, 84250-000, Imbaú-PR. 

Restaurante Elim: BR-376, Rod. Do Café Km 297, 86828-000, Mauá da Serra-PR. 

Curitiba – Joinville 

Posto Monte Carlo 1: BR-376, Rod. Henrique Herwig – Vossoroca, 83190-000, Tijucas do Sul-PR. 

Os demais eletropostos da Copel ao longo da BR-277 ficam em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá