Tecnologia

O desafio de WhatsApp que pode ser tão perigoso quanto a 'Baleia Azul'

20 jul 2018 às 14:14

Desde o “Jogo da Baleia Azul” que ficou conhecido por incitar jovens ao suicídio e outros tipos de violência contra si mesmos, novos desafios perigosos começaram a surgir na Internet.

Desta vez as autoridades de vários países foram alertadas pelo aparecimento de “Momo”, um desafio misterioso de WhatsApp que começou a circular entre os jovens.

As histórias compartilhadas online contam que “Momo” seria uma suposta entidade sobrenatural que fala a partir de um determinado número de WhatsApp.

Segundo relatos de youtubers que contataram “Momo”, durante as conversas eles receberam fotos ou vídeos perturbadores, além de serem chantageados com informações pessoais e ameaças.

De onde vem essa imagem sombria?

A famosa fotografia de “Momo” viria da Galeria Vanilla, um museu no Japão que divulga obras de arte alternativas.

Em 2016, houve uma exposição sob o tema de “fantasmas e monstros”, que destacou esta escultura.

Reprodução / Instagram @Barbierena

Quais são os perigos?

De acordo com os usuários que tentaram falar com “Momo”, o usuário começa a incomodar, assediar, enviar imagens e vídeos perturbadores e até desafiar os jogadores a fazer coisas perigosas.

A Unidade de Investigação em Crimes Informáticos do estado de Tabasco, no México, lançou um alerta sobre o desafio viral, informando que os participantes do desafio podem ser incitados ao suicídio, violência, sofrer assédio e se tornarem vítimas de roubo de informações pessoais.

“O risco de este desafio entre os jovens e menores é que os criminosos podem tirar proveito deste jogo”, revelaram as autoridades.

[ SCRIPT:FACEBOOK:284]

Leia mais em Metro Jornal 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá