Segurança

Secretarias se manifestam a favor de cercas elétricas em escolas e UBSs

29 ago 2023 às 15:10

O projeto de lei para a instalação de cercas elétricas em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina teve parecer favorável das Secretarias de Educação e Saúde.


Ainda não há data prevista para votação.


O projeto ainda precisa de parecer da Comissão de Justiça, Legislação e Redação e depois, ainda, deve passar pela Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência e pela Comissão de Segurança Pública.


A cerca elétrica é cada dia mais comum em casas, condomínios e até em estabelecimentos comerciais. Uma forma de dificultar o acesso, principalmente em casos de furtos, roubos e vandalismo.


No entanto, em Londrina, as cercas elétricas ou energizadas são proibidas em UBSs, Centros de Educação Infantil (CMEIs) e escolas, tanto públicas quanto particulares.


Um projeto de lei quer retirar essa proibição do Código de Obras do Município, que é de 2011. Assunto que foi debatido durante uma audiência pública na câmara.


A Secretaria de Educação é a favor da mudança.


Maria Tereza Paschoal, secretária de Educação, diz que “nós temos a necessidade de investir em dispositivos de segurança”.


Para o secretário de Saúde, o ideal seria não precisa de cercas elétricas em prédios públicos, principalmente em unidades de saúde.


“A possibilidade de instalarmos esse dispositivo de segurança vem como uma alternativa para ir minimizando essas possibilidades de furto”.


O projeto de lei do vereador Eduardo Tominaga é de maio deste ano. A proposta surgiu após o ataque a uma creche de Blumenau, em Santa Catarina. No dia 5 de abril, um homem invadiu a unidade e matou 4 crianças.

A cerca elétrica seria mais uma medida para reforçar a segurança.


Mas, para isso, será preciso derrubar a proibição.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá