Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores organizam ato contra o fim da Licença Especial

14/10/19 às 10:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A APP-Sindicato fará, nesta terça-feira (15) a partir das 9h, um ato estadual no Centro Cívico contra a retirada da Licença Especial. No dia em que nacionalmente a sociedade homenageia aos professores pelo seu trabalho e dedicação, o governo do Estado do Paraná poderá aprovar na Assembleia Legislativa a retirada de um direito histórico da categoria.

No período da tarde, o projeto que oficializa mais este corte na educação entrará para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve  ser votado no Plenário logo na sequência. "Viemos de um período, nestes últimos três anos, de ataques severos e de retiradas de direitos. A nossa categoria trabalha sob condições estafantes e agora mais esta ameaça. É de um simbolismo muito forte que, no Dia do Professor, o governo Ratinho Junior decida retirar mais uma fatia dos nossos direitos, já tão desrespeitados. Precisamos nos unir e cobrar respostas urgentes sobre esse tratamento", alerta o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

Na proposta, o governador Ratinho Jr. pretende retirar dos servidores o direito ao afastamento de três meses que pode ser feito a cada cinco anos trabalhados. "A origem da lei que assegura às licenças remete a uma compensação ao segmento. Os servidores concursados não têm direito ao FGTS, por exemplo. A licença especial é uma forma de igualar os direitos dos concursados com os trabalhadores da iniciativa privada", explica o secretário de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues.

A Licença Especial é conquista no serviço público e está na Lei.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Lei 6174/70 - Art. 247 - Ao funcionário estável que, durante o período de dez anos consecutivos, não se afastar do exercício de suas funções, é assegurado o direito à licença especial de seis meses, por decênio, com vencimento ou remuneração e demais vantagens.

Parágrafo único - Após cada quinquênio de efetivo exercício, ao funcionário que a requerer, conceder-se-á licença especial de três meses, com todos os direitos e vantagens inerentes ao seu cargo efetivo.
 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá