Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apreensão de cigarros aumenta 245% em menos de um ano na região norte

06/12/19 às 09:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nunca se apreendeu tanto cigarro no estado. Apenas na região norte do Paraná, os números quase triplicaram de 2018 para 2019. A Polícia Rodoviária Federal fez um levantamento a pedido do portal Tarobá News. Nos 11 primeiros meses desse ano foram 5,4 milhões de maços contrabandeados apreendidos nas estradas federais que cruzam Londrina e Maringá. Já em todo o ano passado, foram 2,2 milhões.

Segundo os dados da PRF, em todo o Paraná, as apreensões chegam a 36,9 milhões de carteiras de cigarro de janeiro a novembro deste ano. O resultado já representa o dobro do registrado durante todo o ano de 2018, quando 18,4 milhões de carteiras foram apreendidas.

Os números desde 2010 somam 199,3 milhões de carteiras de cigarro e esse montante acumulado equivale a R$ 996,5 milhões. O valor de referência de cada carteira de cigarro é R$ 5 – preço mínimo regulamentado para maço com 20 cigarros.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

O Paraná é o estado brasileiro onde a Polícia Rodoviária Federal mais apreende cigarros contrabandeados do Paraguai.

A cada cinco carros ou caminhões apreendidos pela PRF com cigarro, ao menos um é produto de roubo ou furto. Além de alimentar uma cadeia de crimes, o contrabando provoca uma evasão fiscal bilionária, uma vez que cerca de 80% do preço do cigarro comercializado legalmente no país corresponde a tributos.

O contrabando afeta ainda a saúde pública, por ofertar à população produtos nocivos a preços inferiores aos de mercado, sem qualquer tipo de controle sanitário e sem as advertências obrigatórias nas embalagens.

O crime de contrabando tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá