Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Justiça reduz liminarmente o reajuste de aluguel: IGPM ou IPCA?

12/04/21 às 10:08 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

Lojista de um shopping entrou na justiça para solicitar a modificação do índice de reajuste do aluguel, diante da pandemia da Covid19 que o Brasil vive.

O motivo: a alta variação do índice, que impacta desproporcionalmente o contrato de aluguel e impactou especialmente atividades já muito atingidas pela pandemia causada pelo coronavírus.

Na ação, foi feito um pedido “liminar”, para que o índice de reajuste fosse imediatamente modificado. A justiça analisou e concedeu o pedido liminar.

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

Como fundamento da decisão liminar, a justiça apontou que “É manifesta a crise econômica que assola pequenos e grandes empresários de vários setores da indústria e do comércio (...)”.

Essa crise econômica é decorrente não só da pandemia, mas sobretudo das “restrições de atividades comerciais e prestação de serviços não essenciais (...) como forma de controle da propagação do contágio da COVID-19”.

Diante dessas considerações, a justiça aceitou e deferiu o pedido de “liminar” para autorizar a substituição do índice IGMP pelo IPCA para o reajuste no aluguel do ano.


ENTENDA SOBRE OS ÍNDICES

O IGP-M é o principal índice de reajuste dos contratos de aluguel. A partir dele, ano a ano, a maioria dos contratos são reajustados e isso pode causar um grande desequilíbrio nas finanças das empresas que alugam imóvel para a sua atividade.

Para que se tenha ideia, o IGP-M atingiu um acumulado de 23%, a maior alta desde 2002. Por outro lado, o IPCA atingiu pouco mais de 3%.

Enquanto o IGP-M é formado por três outros índices (IPC, IPA e INCC), o IPCA leva em conta apenas o preço que o consumidor paga (preços do comércio e dos serviços).

O IGP-M é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e mede o custo de vida das famílias, os preços de produtos do agronegócio e a variação do custo na construção civil (setor de habitação). Já o IPCA é calculado pelo IBGE é utilizado como medidor oficial da inflação.

Na hora de fazer contrato de aluguel, é bom saber um pouco de direito e de economia.


Gostou, ficou com dúvidas, quer conversar sobre esse ou outros assuntos? Então, envie um whatsapp para 043998276021 e o diálogo será aberto!


Um forte abraço,

Gabriel Antunes

Link direto para o whatsapp: encurtador.com.br/oHSW2

© Copyright 2023 Grupo Tarobá