Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trilhas de ciclismo são opções de lazer em Cambé para quem não vai viajar neste fim de ano

30/12/21 às 15:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

 mês de dezembro é sempre o escolhido por quem quer viajar, principalmente para quem vai curtir as praias do litoral, seja porque é o mês em que o verão de fato começa ou porque é o mês das festas de Natal e Ano Novo. Para a maioria das pessoas, o que não foi resolvido até novembro fica para o próximo ano, porque dezembro tem cheiro e sabor de férias. Mas está enganado quem pensa que não há opções de lazer para quem vai ficar na cidade: é possível curtir um fim de semana com a família, juntando esporte e cultura.

A cidade de Cambé conta com diversas trilhas para quem curte pedalar e aproveitar o que a natureza tem a oferecer. Hoje nós separamos duas opções: uma para quem já é praticante do esporte e outra para quem quer apenas relaxar e passar um tempo com a família.

Bratislava
A região do Bratislava, em Cambé, é majoritariamente rural e é formada por várias chácaras e áreas de lazer para locação, além de um espaço para a prática de golfe e restaurantes rurais. Para quem quer fazer um passeio com a família, seja de bicicleta ou de carro, esse é o lugar ideal.

Leia mais:

Imagem de destaque

1º Passeio Ciclístico Cidade de Londrina será realizado neste sábado

Imagem de destaque

Mais de 1 mil ciclistas vão participar da Rota das Catedrais entre Londrina e Maringá

Imagem de destaque

Londrina sedia etapa do Campeonato Paranaense de BMX Race neste fim de semana

Imagem de destaque

Sindicato dos Bancários promove 1ª BikeVolta Solidária no Dia do Trabalhador

O ponto de partida escolhido foi o Parque Histórico Municipal Danziger Hof, o marco zero da colonização da cidade. O município de Cambé recebeu muitos imigrantes vindos de uma cidade alemã chamada Danzig, que se estabeleceram em um hotel que nomearam de Danziger Hof, local onde hoje fica o parque. O espaço conta com casas dos pioneiros alemães, trilhas e um lago e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.

Após uma curta pedalada, é possível almoçar em um restaurante com pratos típicos da culinária caipira. Para quem quiser outra opção, mais à frente há um bar e restaurante temático, com estilo rural e também com opções de comida caipira.

Após uma farta refeição, a trilha continua por uma rua que imita um túnel de árvores, sendo um cenário perfeito para fotos. O passeio também passa por diversas chácaras de lazer, uma oportunidade de conhecer espaços para futuras locações.

O último destino desse roteiro é a Igreja do Bratislava, fundada por volta da década de 1940 e um dos principais pontos de referência na região do Bratislava, que ainda preserva a história dos colonizadores e que foi uma das ferramentas utilizadas para aproximar os imigrantes da cultura local.

A trilha não conta com subidas íngremes e seus 25 quilômetros podem ser percorridos em um dia, tanto de carro como de bicicleta e a pé, para os mais aventureiros.

Caramuru
O Patrimônio Caramuru é outra região rural e fica na divisa entre Cambé e Rolândia. A região já é conhecida pelos ciclistas e a cada final de semana, entre sábado e domingo, mais de mil pessoas passam pelas estradas, que são majoritariamente de terra.

A pedalada inicial do percurso é a igreja do Caramuru, que fica na parte de Rolândia da região. A igreja foi fundada há anos e fica próxima de um centro comunitário e das ruínas de uma antiga escolinha, que foi tombada como patrimônio histórico, ambos na parte cambeense.

O trajeto passa por um bar muito famoso entre os ciclistas, que param para se hidratar ou comer algum doce típico dos bares antigos. Após o lanche, o roteiro passa por um campo de futebol e por uma casa temática, que tem uma fachada colorida e é um cenário divertido para fotos.

Quem faz a trilha do Caramuru também pode aproveitar para conhecer dois locais que contam a história da região: o Patrimônio Lorena, formado por uma comunidade de imigrantes japoneses; e o Saltinho, que conta com um campo de futebol, um bar e uma igreja mais moderna.

O fim do percurso é o marco das quatro fronteiras, uma encruzilhada que divide as cidades de Cambé, Londrina, Rolândia e Arapongas. A região conta com uma placa de identificação, e as estradas levam a qualquer uma dessas cidades.

Como o percurso é mais longo que o anterior – cerca de 50 quilômetros -, a trilha é destinada para os ciclistas mais experientes. O trajeto também possui alguns trechos mais íngremes, que podem desafiar até quem já tem prática no esporte. O percurso pode ser feito de carro e bicicleta e completado em um único dia.

Por isso, você aí que não vai viajar, não se sinta desanimado, a sua cidade pode ser mais divertida e ter mais coisas do que você imagina. Dê uma chance para conhecer a história da sua cidade e pratique uma atividade física.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá