Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10/09/19 às 12:57 - Escrito por Paulo Martins
siga o Tarobá News no Google News!

Como parte da programação do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Cascavel vai realizar hoje uma mobilização no centro da cidade para prevenção do suicídio.


Comentário do Paulo Martins

Quase vinte anos após colocarem em prática a chamada política dos manicômios, buscando a desativação desse setor que, se não cuidava como devia, pelo menos cercava a saúde mental da população, na tentativa de trata-la, nada, ou como política de saúde ou como alternativa terapêutica foi oferecido – “em procedimentos racionais” – à essa mesma população desassistida nesse setor há quase vinte anos. 

Tanto que a maior preocupação que se observa nessa área é a de tentar esconder índices, episódios, esconder pessoas em área de risco ao invés de trata-las. Esta área foi tão contaminada pela insensatez política que psiquiátricos – especialistas que jamais deveriam ser desprezados e sempre requisitados – dificilmente são apontados pelas políticas de saúde como o primeiro passo a ser dado, quando da constatação dessas incidências. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

Sabem, a hipnose, já nos disseram graduados, é uma forma de tratamento em certos casos que produz efeitos aceitáveis, entretanto, ela é rejeitada pela área médica tendo em vista que acabou virando atração de circo...e, então, nos disse um facultativo, não dá para misturar. Talvez também tenha sido devido a esse desprezo em relação à psiquiatria, que certas “chamadas igrejas” levam para seus púlpitos figuras apontadas por alguns também chamados pastores, que ali praticam faniquitos, tremedeiras, sapateiam, chamadas de loucas. 

Aquilo é verdade, com alguém precisando de tratamento, ou a exploração é por conveniência de episódios circenses ? Caberia até a convocação de psiquiátricos a atestarem esses quadros, mas qual, quem estaria interessado nesse país de ebulições a formar equipes de especialistas na área para montar planos de atendimento, terapêuticas, etc? A politica brasileira de saúde não está nem aí e, enquanto isso a sociedade precisa manter certos programas de atenção a cada ano na espera que surja alguém um dia que ao invés de alertar que essa é a quarta causa de morte no povo, do que esconder estatísticas e verdades em torno de algo que está tão abandonado que “nem Freud explica”...ou explicaria.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá