Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ipem encontra irregularidades em postos de combustíveis de Londrina

25/03/21 às 09:31 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

O IPEM – Instituto de Pesos e Medidas de Londrina reprovou 61 bombas de combustíveis nos postos de Londrina. 72 bombos estavam de acordo com as normas previstas na legislação. 

A principal irregularidade encontrada na maioria dos equipamentos foi a conhecida “bomba baixa”, ou seja, a bomba entrega menos combustível do que o acusa o visor lesando o consumidor. 

De acordo com o Gerente do IPEM em Londrina Marcelo Trautwein, a fiscalização gerou oito autos de infração que serão encaminhados ao departamento jurídico do instituto e aos órgãos de fiscalização. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

Os representantes das revendas terão oportunidade de apresentar defesa em 20 dias a partir da notificação. As multas podem variar de R$100 a R$1.5 milhão.  

Para aferir as bombas os fiscais retiram 20 litros de combustível em galões padrão INMETRO e verificam se essa quantidade é a mesma que aparece no visor. Segundo Trautwein, em alguns casos houve diferença de até 200 ml. 

O Gerente do IPEM explicou que nem sempre a bomba baixa é sinal de fraude. Os equipamentos podem apresentar defeitos. Numa delas, por exemplo, foi registrado um volume 140 ml a maior, ou seja, neste caso o consumidor acaba se beneficiando e o prejuízo fica com o posto. 

A fiscalização vai seguir durante esta semana em revendedores de combustíveis de Londrina e região. 

Trautwein alertou o consumidor para acompanhar o abastecimento do veículo. “É importante que o consumidor observe se os marcadores de valores e de litros está zerado e exigir a nota fiscal” - explicou. 

 

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá