Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina dá adeus à Escola de Sargentos

02/06/21 às 09:09 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

A chance de Londrina ser sede da ESA – Escola de Sargento das Armas está cada vez mais remota. O Governador Carlos Massa Ratinho Jr está convencido que Ponta Grossa tem a melhor infraestrutura, logística e localização para abrigar o empreendimento do Ministério do Exército. 

Nesta terça-feira, Ratinho Jr informou que Embrapa concordou em desocupar uma área de 4,5 hectares e cedê-la para a ESA em troca de outra área no município de Palmeira para que a Empresa de Pesquisa Agropecuária siga com seus trabalhos. 

Conforme a agência estadual de notícias, os detalhes da permuta foram definidos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião nesta terça-feira (1º), em Brasília (DF), com o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. O pleito paranaense dependia da regularização da área para avançar. O município dos Campos Gerais concorre com Santa Maria (Rio Grande do Sul) e Recife (Pernambuco) – as três finalistas entre 18 locais prospectados no País. O resultado será definido no início do segundo semestre. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

“É mais um passo que o Paraná consegue dar na disputa para abrigar a Escola de Sargentos das Armas. A Embrapa entendeu nosso pedido e se colocou inteiramente à disposição para colaborar. Vamos agora fechar os últimos pontos técnicos e jurídicos para garantir celeridade ao processo”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

A Embrapa, inclusive, disponibilizou um ofício em que dá anuência à negociação, documento que também será encaminhado ao Exército como forma de respaldar a candidatura do Paraná. 

O governador lembrou que a infraestrutura e a localização geográfica são pontos que pesam muito a favor de Ponta Grossa. Citou, por exemplo, que a cidade é a quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas. É o município de maior porte mais próximo de Curitiba – fica a 108 quilômetros da Capital, a cerca de 130 quilômetros do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 200 quilômetros do Porto de Paranaguá. 

Além disso, reforçou Ratinho Junior, é um ramal logístico, com entroncamento rodoviário que permite acesso fácil às demais regiões paranaenses e aos estados vizinhos, além de um aeroporto recentemente remodelado com disponibilidade de voos diários para São Paulo. 

O empreendimento deve receber investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão e reunir um contingente de aproximadamente 10 mil pessoas, entre alunos, instrutores, familiares e todo o pessoal necessário para fazer a escola funcionar. 

Ponta Grossa ainda disputa com Santa Maria (RS) e Recife (PE). 

ESA 

Criada em 1945, a Escola Sargento Max Wolf Filho fica no município de Três Corações (Minas Gerais) desde 1949. A instituição de ensino superior do Exército forma sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicação. O Exército iniciou estudo para a sua transferência para um novo local para ampliar a formação. 

 

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá