Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

André Mendonça toma posse como titular do TSE na próxima terça

20/06/24 às 16:56 - Escrito por Tribunal Superior Eleitoral
siga o Tarobá News no Google News!

Na próxima terça-feira (25), o ministro André Mendonça toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade está marcada para as 19h, no plenário do TSE, em Brasília.

O ministro André Mendonça assume uma das vagas destinadas a magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) que foi aberta em razão do término do segundo biênio do ministro Alexandre de Moraes no TSE, no início deste mês.


Sobre o ministro

Leia mais:

Imagem de destaque
TRE

Paraná disponibiliza canal para denúncias de assédio eleitoral

Imagem de destaque
RÁDIO E TV

Pré-candidatos apresentadores têm até domingo para deixar emissoras

Pedido de segunda via do título de eleitor deve ser feito até esta quinta-feira (22)
VEJA O CALENDÁRIO

Eleições 2024: confira as principais datas do pleito de outubro

Imagem de destaque
EM ENCONTRO NO TSE

Ministra Cármen Lúcia defende excelência da Justiça Eleitoral


Natural de Santos (SP), André Luiz de Almeida Mendonça tem 51 anos, é doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, com título reconhecido na Universidade de São Paulo, e professor universitário no Brasil e no exterior.


Antes de assumir uma cadeira no STF, em 16 de dezembro de 2021, por quase 22 anos, André Mendonça foi membro da Advocacia-Geral da União (AGU), instituição que chefiou por duas vezes, além de ter ocupado o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública de 2020 a 2021.


No TSE, Mendonça tomou posse como ministro substituto no dia 5 de abril de 2022. No dia 16 de maio deste ano, foi eleito pelo Plenário do STF ministro efetivo do TSE.


TSE


O órgão máximo da Justiça Eleitoral é composto de, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade.


Cada ministro é eleito para um biênio e não pode ser reconduzido após dois biênios consecutivos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá