Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

População tem até 8 de maio para emitir o título para eleições

23/04/24 às 11:15 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Você sabia que o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições Municipais 2024 vai até o dia 8 de maio? Para isso, é preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para realizar a coleta da biometria. Esta também é a data-limite para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral.


Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado a fim de ser realizada a organização da logística de votação do pleito. Então, você deve se apressar para participar da grande festa da democracia.


Segundo estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio, entre outros pedidos, pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da votação. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
TAMBÉM ON-LINE

Biblioteca do TSE oferece acervo especializado em matéria eleitoral

Imagem de destaque
DECISÃO DO TSE

Mudança no número de legenda não justifica para desfiliação

Imagem de destaque
LIBERDADE DE ESCOLHA

Seminário debate impactos do assédio eleitoral no ambiente de trabalho

Imagem de destaque
'TODO VOTO IMPORTA'

Mutirão da 146ª ZE atende 634 eleitores indígenas em Tamarana




As eleições


Neste ano, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores em mais de 5,5 mil municípios escolherão nas urnas eletrônicas candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.



Comparecimento ao cartório


No caso das pessoas que vão tirar o título de eleitor pela primeira vez, é obrigatório o comparecimento ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria.


Consulte o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado ou a unidade da Justiça Eleitoral da localidade em que reside para verificar se é necessário agendar o atendimento presencial.


Se você já tem o título, consulte a sua situação eleitoral no site do TSE.



Um milhão de títulos em três meses


De janeiro a março deste ano, mais de um milhão de pessoas tiraram o título de eleitor. Nesse período, foram aprovadas também mais de 818 mil transferências de domicílio eleitoral.



Alistamento e voto


Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos. E são obrigatórios a partir dos 18 anos.


No entanto, desde 2021, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos tirem o título de eleitor. A Resolução do TSE nº 23.659/2021, que trata da administração do cadastro eleitoral e de outros serviços para as eleições, estabelece que o alistamento eleitoral é facultativo aos jovens de 15 anos, a partir do momento em que completem essa idade.


Porém, esse jovem só poderá votar nas eleições deste ano se completar 16 anos até o dia da votação.




Campanha com atletas


A Justiça Eleitoral lançou, recentemente, uma campanha que reúne atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para reforçar a importância da participação nas Eleições Municipais de 2024 para a escolha dos representantes políticos.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá