Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TRE atende adolescentes do Centro de Socioeducação e Casa de Semiliberdade

28/04/24 às 17:29 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta sexta-feira (26), a 199ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais promoveu o alistamento eleitoral de adolescentes internados no Centro de Socioeducação e Casa de Semiliberdade (Cense). Trata-se de uma iniciativa inédita, que permite que os jovens que cumprem pena possam tirar o Título de Eleitor.


Por meio da iniciativa, esses jovens estarão quites com a Justiça Eleitoral. Desse modo, caso estejam em liberdade até a Eleição Municipal 2024, a ser realizada em 6 de outubro, poderão votar normalmente. 


O juiz da 199ª ZE, doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, reforçou que os jovens atendidos residentes no município tem interesse em votar no pleito deste ano. “São [ao todo] 16 adolescentes que estão nessa fase e que ainda não tinham o Título Eleitoral e nós estamos providenciando para que eles tenham direito à cidadania”, declarou.

Leia mais:

Imagem de destaque
REQUERIMENTO

Confira os serviços disponíveis após o fechamento do cadastro eleitoral

Imagem de destaque
GRALHA CONFERE

TRE do Paraná divulga canal para checagem de notícias

Imagem de destaque
RESOLUÇÃO DO TSE

Saiba quem não pode atuar nas mesas receptoras de voto nas eleições

Imagem de destaque
JUNHO

Suspensão de prazos processuais para o RS vai até dia 10


Segundo o diretor-assistente do Cense São José dos Pinhais, Patrick Romão Cardoso, aoperação envolveu diversos agentes de segurança da instituição, além de contar com o apoio da Guarda Municipal e do juízo da Vara da Infância e da Juventude. “Hoje trouxemos adolescentes de 15 e 18 anos que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação [...] Eles estão saindo habilitados a exercer seu direito ao voto no município”, explicou. 



Seções especiais


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) firmou, em março de 2022, um Acordo de Cooperação Técnica para a instalação e o funcionamento de seções eleitorais em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços eleitorais e permitir a essas pessoas o exercício do voto.


Entre os órgãos conveniados estão o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR); a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná; a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná; a Procuradoria da República no Estado do Paraná; a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná; o Ministério Público do Estado do Paraná; a Defensoria Pública da União no Paraná; a Defensoria Pública do Estado do Paraná; a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR); o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná e a Superintendência da Polícia Federal no Paraná. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá