Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TRE-PR testa novos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas

20/06/24 às 09:18 - Escrito por TRE-PR
siga o Tarobá News no Google News!

Na tarde desta quarta-feira (19), foram testados os novos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas com o auxílio do Instituto Paranaense dos Cegos. As atividades aconteceram no Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 


Durante o evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que a urna eletrônica foi concebida e vem sendo aprimorada pensando-se na acessibilidade e convocou as pessoas com deficiência para votar e participar como mesárias nas eleições.


Segundo o secretário da Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Júlio Valente, que esteve presente nos testes, há algumas eleições, a Justiça Eleitoral vem aumentando os recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas, por exemplo, com o uso de Libras, e, agora, com a possibilidade de configuração do áudio.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRE

Paraná disponibiliza canal para denúncias de assédio eleitoral

Imagem de destaque
RÁDIO E TV

Pré-candidatos apresentadores têm até domingo para deixar emissoras

Pedido de segunda via do título de eleitor deve ser feito até esta quinta-feira (22)
VEJA O CALENDÁRIO

Eleições 2024: confira as principais datas do pleito de outubro

Imagem de destaque
EM ENCONTRO NO TSE

Ministra Cármen Lúcia defende excelência da Justiça Eleitoral


Valente explicou que, para as pessoas cegas que já informaram a sua condição à Justiça Eleitoral até o fechamento do cadastro eleitoral no mês de maio, o áudio será habilitado automaticamente na urna. “Se não houve essa comunicação prévia, no dia da eleição, quando for votar, basta manifestar o desejo de utilizar um fone de ouvido, e o mesário tem a possibilidade de liberar o áudio”, afirmou.



Novo recurso



Para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação, as urnas eletrônicas contarão com novos recursos de acessibilidade a partir das Eleições Municipais de 2024. A principal novidade é a ferramenta de sintetização de voz “Letícia”, que informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou do candidato.


O eleitor Gilberto Yoshikazu Ozawa, técnico de informática, relatou sua experiência com o novo recurso. “Há a opção de aumentar o volume, mas não senti necessidade, porque está bem compreensível. Agora, a urna também fala quem é o candidato para o eleitor confirmar, dando mais segurança ao voto. Sinto que as pessoas com deficiência vão se sentindo mais integradas com a acessibilidade, porque precisam de menos ajuda e podem votar em menos tempo”, declarou.


O presidente do Instituto Paranaense dos Cegos, Enio Rodrigues da Rosa, participou de todas as eleições e afirmou que, após o teste, vai utilizar o fone de ouvido para votar. “Pessoas cegas, que estão lutando por direito e inclusão, precisam participar do processo eleitoral como candidatas, como mesárias, votando, de todos os jeitos que a democracia permite”, disse. 



Outros recursos de acessibilidade das urnas  


Além da “Letícia”, as urnas eletrônicas contam com o Sistema Braille e com a identificação da tecla “5” (de forma similar ao teclado do telefone). Para auxiliar eleitoras e eleitores com deficiência auditiva, o equipamento conta também com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para informar os cargos que estão em votação no momento.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá