Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Agenda Cultural para o fim de semana

22/06/18 às 10:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

CÊ NA SEXTA APRESENTA SARAU COM CORAL E RODA DE SAMBA

Nesta sexta, 22, às 19h30, Fundação Cultural se transforma em palco que integra ritmos e poesias

O “Cê na Sexta” de hoje, 22, vai transformar a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu em palco do Sarau “Roda de Saia”, que integra ritmos, coral, poesias e roda de samba. A programação inicia às 19h30 e a entrada é franca.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O grupo de coral Canto em Canto promoverá o show “Roda de Saia”, com canções da música popular brasileira. O Sarau também contará com a participação do grupo Samba e Cia. A ideia é criar um ambiente descontraído e acolhedor, integrando poesia e conversa, sempre movidos pelos ritmos do coral e do samba.

O “Roda de Saia” é um show interativo do Coral Canto em Canto, grupo formado exclusivamente por vozes femininas. A ação convida as mulheres a participar de  forma descontraída das rodas de música. Com uma bagagem de vinte anos de trajetória, o coral traz um show com um repertório, que conta com composições de diversos gêneros e clássicos da música popular brasileira.

Entre uma canção e outra, o Coral também vai contar a história e a origem das composições das músicas. O público poderá interagir e também recitar poesias ou promover intervenções literárias durante a apresentação.

Cê na Sexta

O “Cê na Sexta” é um projeto cultural desenvolvido entre a Fundação Cultural e a Unila que oferece a cada sexta-feira uma atividade artística nas áreas de dança, música, teatro e literatura. As atrações promovem o encontro da produção local com a comunidade e pretende difundir e fortalecer a cultura da região trinacional. Toda programação tem entrada franca. 


Feira Internacional de Artesanato volta ao Cascavel JL Shopping com novidades de seis países

“Arte no Focco” expõe mais de 10 mil itens relacionados aos países Egito, Marrocos, Senegal, Turquia, Índia e Brasil

Feira Art em Focco (6)Feira Art em Focco (3)Feira Art em Focco (4) 

 

Não é preciso ir muito longe para fazer uma turnê por vários cantos do mundo. Em um pequeno passeio, é possível descobrir curiosidades sobre uma cultura de países. A Feira Internacional de Artesanato “Arte em Focco” é uma série de atrações, levando produtos com características bem diferentes. Pela segunda vez, Cascavel recebe uma feira. “O jornal daqui foi muito acolhedor, por isso decidimos voltar com mais novidades”, conta um gerente da feira, Isis Castro dos Santos.


Você pode mostrar e comprar itens que retratam histórias e demonstram um pouco do estilo dos países: Egito, Marrocos, Senegal, Turquia, Índia e Brasil. São roupas e acessórios, tecidos, peças para casa e lembranças, que variam entre R $ 5,00 e R $ 2 mil. Além disso, os núcleos e características predominantes de cada local, o público podem conhecer detalhes curiosos por trás de cada objeto. Por exemplo, já reparou no deslumbre dos lustres turcos? E uma liberdade dos móveis marroquinos?Sem falar da quantidade de história como uma refeição egípcia ou uma carranca típica senegalesa. “O Brasil é representado pelas estátuas em gesso marmorizado e pedras”, acrescenta um gerente. 


Para conferir todos os detalhes de uma vez montada o item artesanal para casa, basta visitar a feira montada no piso L1 do Cascavel JL Shopping, ao lado da Livraria A Página, até dia 29 de julho. A entrada é gratuita. O horário de funcionamento é das 10 às 22 horas, de um sábado e das 14 às 20 horas aos domingos. “São mais de 10 mil itens expostos. A feira está no mercado há oito anos, aliando beleza, qualidade e entretenimento cultural e artístico. Quem visita tem a oportunidade de ver o poder de transformar a matéria em objetos únicos e deslumbrantes ”. 


SEGUNDA EDIÇÃO DO CIRCUITO DE CICLISMO NA ITAIPU SERÁ NESTE DOMINGO, 24

Inscrições já estão abertas para o encontro vespertino. Agora, são 200 vagas, o dobro da primeira edição, em maio

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

Com o dobro de vagas, a 2ª edição do Circuito de Ciclismo na Itaipu Binacional ocorre na tarde deste domingo, 24, com a expectativa de receber 200 participantes, 100 a mais que a primeira edição, em 27 de maio. O evento é aberto aos ciclistas da comunidade e está programado sempre para o último domingo do mês – o calendário vai até novembro.

As inscrições para este domingo já estão abertas. A participação é gratuita e está sujeita à disponibilidade de vagas. Para aderir, é preciso preencher um formulário pela internet (goo.gl/forms/G96JlBMpC6KPSerE3). Qualquer pessoa com mais de 10 anos de idade pode participar, embora o circuito seja voltado a quem tem experiência no pedal. Crianças precisam estar acompanhadas pelo pai, mãe ou responsável legal.


Pedal vespertino

Desta vez, o circuito começa às 15h30. Pela manhã, a usina receberá a Nanocorrida de Aventura, evento esportivo exclusivo para o público interno da Itaipu, por isso a mudança de horário (em maio, o pelotão largou às 8h).

Durante o percurso, os ciclistas terão a oportunidade de pedalar por 18 quilômetros dentro da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, passando pelos principais pontos da hidrelétrica, como a Barreira de Controle, o Mirante do Vertedouro, Mirante Central, Porto do Kattamaran e Parque da Piracema.

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

O uso de equipamento de segurança, como capacete, é obrigatório e todos os ciclistas devem seguir em comboio. A organização recomenda que os atletas levem garrafa de água para hidratação durante o percurso e utilizem protetor solar. Outras orientações relativas às regras de trânsito serão repassadas no dia do evento.

Na última edição, famílias inteiras, pessoas de todas as idades e ciclistas do Oeste do Paraná, além de colaboradores da Itaipu, esbanjaram disposição e motivação para desfrutar dos cenários da usina sobre duas rodas. A integração foi tamanha que dois terços dos participantes eram pessoas da comunidade e sem vínculo com a empresa.

“É um jeito saudável de integrar ainda mais a comunidade com os atrativos que Itaipu oferece”, disse Aline Teigão, da Coordenadoria de Turismo da Itaipu.

O evento surgiu em razão das demandas de vários grupos de ciclismo da cidade que pediam a liberação de acesso à Itaipu. Atenta aos anseios da comunidade, a empresa abriu as portas para os adeptos do esporte.


2ª edição do Circuito de Ciclismo

O quê? Segunda edição do Circuito de Ciclismo na Itaipu

Quando? Domingo, 24 de junho

Horário? 15h30

Onde? Itaipu Binacional (Barreira de Controle)

Formulário de inscrições em: goo.gl/forms/G96JlBMpC6KPSerE3


IGREJA MATRIZ DE FOZ CELEBRA DIA DE SÃO JOÃO NESTE FIM DE SEMANA

Festa do Padroeiro da cidade acontece no sábado, 23, e domingo, 24

Foto: Rafael Guimarães

O próximo domingo, 24, é o dia do Padroeiro de Foz do Iguaçu, São João Batista. Para celebrar a data, a comunidade católica promoverá dois dias de muita festa, na Igreja Matriz, localizada na área central da cidade.

O evento, terá início no sábado, 23, a partir das 16h. No local o público encontrará uma grande festa junina, repleta de comidas típicas e muita música. Já no domingo, 24, a partir das 9h, acontecerá a procissão com a imagem de São João Batista, saindo da Praça do Mitre. Logo em seguida, será celebrada a missa solene e, por fim, distribuído o bolo em homenagem ao padroeiro, que terá sete metros de comprimento e 300 medalhinhas de São João.

Para fechar as comemorações, a partir das 12h, será servido um delicioso almoço na Igreja Matriz. O valor é R$70,00 e dá direito a 2,5 kg de costela, arroz, salada, mandioca e farofa. Os convites estão disponíveis na secretaria da paróquia.


EM FOZ, PÁTIO DO CHICO REALIZA FESTA JUNINA EM PROL DA ESCOLA ALTERNATIVA

Evento acontece nos dias 23 e 24; Saiba como participar

A Festa Junina no Pátio do Chico (Na Avenida República Argentina, 5638), em Foz do Iguaçu – Parque Gastronômico, será a melhor alternativa para quem ama arraiá e arrasta-pé e ainda gosta de contribuir com uma boa causa social. O evento, que será realizado nos dias 23 e 24 de junho, terá parte da renda revertia para atender as demandas da Escola Alternativa, instituição mantida pela Associação sem fins lucrativos Viva Bia.

O Pátio do Chico terá decoração temática e muita comida típica: milho verde cozido, cachorro-quente, pipoca, quentão, pastel, bolo de fubá, pamonha, pé-de-moleque e outras guloseimas. Na programação musical, já confirmada nos dois dias, o Trio Forró Di Fugera, com amplo repertório junino e muito forró pé de serra. Também estão programadas a apresentação de quadrilhas da Escola Alternativa e de outras escolas de Foz do Iguaçu.

Escola Alternativa

A Escola Alternativa nasceu em 1999 graças ao desejo de um grupo de professores de colaborar com o desenvolvimento social do município, em espaço cedido pela Prefeitura, com o nome de Casa de Iniciação aos Pequenos Ofícios. Em 2003, em função do crescimento do projeto, criou-se a Associação Viva Bia, sem fins lucrativos, destinada a manutenção da Casa Ofício. “Queríamos atender alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem e que ficavam ociosos no contraturno ou desistiam das atividades pedagógicas, ficando nas ruas com risco até mesmo de envolvimentos com drogas”, lembra a professora Amábilis Luz, Diretora da Escola.

A partir de então, “a entidade passou a ser reconhecida na comunidade, com ações que possibilitaram a divulgação do trabalho realizado, trazendo visitantes e voluntários. O número de alunos triplicou e aumentou o quadro de profissionais, recursos materiais e a criação de novas Oficinas e atividades”, esclarece Amábilis. Atualmente, a Escola Alternativa oferta educação especial a 178 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltiplas deficiências, com a oferta de Ensino Fundamental (anos iniciais), Educação de Jovens e Adultos (fase I) e Educação Profissional – Formação Inicial, distribuídos em Unidade Ocupacionais de Qualidade de Vida (Jardinagem, Horticultura, Artesanato voltado para reciclagem), Formação Inicial (Panificação e Auxiliar de cozinha) e Produção (Artesanatos em madeira, Biscuit, flores, bijuterias, acessórios). “Nossa principal dificuldade ainda está na manutenção financeira da escola e na necessidade de ampliação do número de vagas”, enfatiza a Diretora.

Serviço:

Festa Junina no Pátio do Chico

Data: 23 e 24 de junho

Hora: a partir das 16h

Endereço: O Pátio do Chico fica na Avenida República Argentina, 5638, esquina com a Rua Luiza Wandscheer (300 mts do Super Muffato).

Informações: Adquira seu convite de consumação e participe desta causa!

Cell (45) 9 9960-7797 / (45) 9 9920-9093


2ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez acontece neste sábado (23)

Neste sábado (23) acontece a 2ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez Escolar, no colégio Estadual José Ângelo Baggio Orso, que fica na Rua das Samambaias, 1171, no bairro Guarujá.

De acordo com o Orientador Técnico do Xadrez da Secesp, Edemilson Pereira, a ideia do circuito municipal é “incentivar o surgimento de novos enxadristas no município e valorizar os núcleos onde são desenvolvidos projetos de xadrez em Cascavel”.

O evento será livre e quem é de Cascavel e deseja participar é só se inscrever pelo e-mail [email protected] até hoje (22).

O custo da inscrição é de R$ 2,00, dinheiro que será revertido para o Clube de Xadrez de Cascavel.

As partidas do esporte de concentração terão início às 8h30, logo após a confirmação das inscrições.

É possível se inscrever nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e aberto, em rodadas divididas entre feminino e absoluto.

Serão premiados do 1° ao 3° lugar os vencedores de cada categoria.

A terceira etapa será no dia 25 de agosto, no Colégio FAG.


Marechal Rondon terá três dias de cinema itinerante no lago municipal

A última semana do mês de junho começará com uma opção de cultura e lazer a mais para os rondonenses. Marechal Rondon receberá no estacionamento do lago municipal, o cinema itinerante, nos dias 25, 26 e 27, com sessões diárias de diversos filmes para todos os públicos. A novidade chega ao município através de uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com a Caixa Seguradora, através do projeto "Cinema é pra você, sim!". As sessões acontecerão dentro de uma carreta-cinema, equipada com telão 3D e espaço disponível para 80 pessoas por sessão.

De acordo com a secretária da pasta, Márcia Veit, serão atendidas escolas e entidades do município, além da comunidade em geral, de forma totalmente gratuita, que serão beneficiadas com a distribuição de ingressos, pipoca e refrigerante.  

A secretária lembra ainda que nos horários livres para a comunidade, os ingressos, mesmo que gratuitos, deverão ser retirados pelos interessados de forma antecipada, no local onde está a carreta, a partir das 8h de cada dia das sessões. Para mais informações, está disponível o telefone 3284-8761, com Roselaine ou Camila.

AGENDA DAS SESSÕES

SEGUNDA-FEIRA (25)

8h - Escolas municipais (Carrossel)

10h - Livre para a comunidade (Meu Malvado Favorito 3)

14h - Escolas municipais (Sing - Quem Canta os Males Espanta)

16h - Livre para a comunidade (Carros 3)

19h - Livre para a comunidade (Mulher Maravilha 3D)

TERÇA-FEIRA (26)

8h - Escolas municipais (Meu Malvado Favorito 3)

10h - CAF (Meu Malvado Favorito 3)

14h - Escolas municipais (Carros 3)

16h - Livre para a comunidade (Meu Malvado Favorito 3)

19h - Livre para a comunidade(Doutor Estranho)

QUARTA-FEIRA (27)

8h - Escolas municipais (Sing - Quem Canta os Males Espanta)

10h - Idosos do CREAS e Lar Rosas Unidas (Meu Malvado Favorito 3)

14h - Escolas municipais (Sing - Quem Canta os Males Espanta)

16h - Livre para a comunidade (Doutor Estranho)

19h - Livre para a comunidade (Mulher Maravilha 3D)

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá