Ballet fitness: tradicional dança promete perda de peso e ganho de autoestima

Redação Tarobá News
Cultura | Publicado em 08/11/2019 às 17:07

(Crédito: Divulgação)

O ballet é uma das modalidades mais clássicas de dança. Unindo arte e atividade física, os dançarinos e dançarinas que se aventuram nesse estilo aprendem bastante sobre disciplina, consciência corporal, equilíbrio, entre diversas outras habilidades que enriquecem os movimentos e podem ser aplicadas no dia a dia.

Recentemente, o ballet tem ampliado os seus encantos. A dança, que antes ficava restrita aos estúdios e escolas, tem conquistado espaço entre as academias e espaços de cultura fitness.

Não se trata da versão tradicional da dança, mas uma nova modalidade de exercícios que usa como base os pilares do ballet convencional. A ideia é que as pessoas praticantes possam usar o próprio corpo para se exercitar, ao invés de buscar definição corporal, emagrecimento e aumento da força física por meio dos aparelhos mais comuns de musculação.

Essa prática não é nova. No entanto, apenas depois que a tendência fitness cresceu é que ela passou a ser reconhecida como uma atividade física de alto potencial, passando também a ser mais padronizada, incluindo exercícios comuns a todos os professores da modalidade.

Os pontos que se relacionam com o ballet convencional estão na prática da isometria — manter o corpo parado — e na repetição dos movimentos.

Como praticar

Não é necessário utilizar as sapatilhas de ponta no ballet fitness. Mas isso não significa que a modalidade não tenha um dress code especial.

É necessário estar vestindo peças e acessórios que privilegiam os movimentos e permitam aos professores avaliarem a postura e precisão dos movimentos. Além disso, é importante optar por peças que garantam respirabilidade à pele e tragam conforto durante a prática — muitas peças de roupas já possuem tecnologia que promove esses aspectos, como os modelos de camiseta adidas e outras marcas.

É importante também buscar por uma academia que trabalhe com seriedade e tenha bons professores. Se possível, faça uma aula experimental para descobrir se este é o esporte ideal para o seu perfil.

Benefícios do ballet fitness

Assim como outras modalidades de atividades físicas, o ballet fitness traz a possibilidade de cuidar da sua saúde enquanto você se diverte. Por ser praticado em grupo, ele também estimula a socialização e a memória, principalmente para que a pessoa se lembre da coreografia que está sendo ensinada pelo instrutor.

Há também a perda de peso e o ganho de autoestima, tanto pelo prazer da prática quanto pelos resultados físicos e sociais que ela pode trazer à vida do praticante.

Vale ressaltar que esta não é uma atividade apenas para mulheres, o que pode trazer ainda mais satisfação para os homens que sempre desejaram estudar ballet, mas que tinham que lidar com o preconceito e estigma que a dança poderia trazer no passado.



Relacionados

Cultura | 08-11-2019 07:35

Alvim comandará Cultura, que estará subordinada ao Ministério do Turismo

Alvim comandará Cultura, que estará subordinada ao Ministério do Turismo

Curitiba | 06-11-2019 18:20

Livro baseado em relatos de crianças com câncer é tema de encontro

Livro baseado em relatos de crianças com câncer é tema de encontro

Cascavel | 05-11-2019 16:21

JCI Cascavel e Kasulo Desenvolvimento Humano promovem o 3° Workshop Social de Oratória

JCI Cascavel e Kasulo Desenvolvimento Humano promovem o 3° Workshop Social de Oratória

Cultura | 05-11-2019 12:25

Ator é preso por protestar contra maus-tratos em testes com cachorros

Ator é preso por protestar contra maus-tratos em testes com cachorros

PUBLICIDADE