Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ballet fitness: tradicional dança promete perda de peso e ganho de autoestima

08/11/19 às 17:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O ballet é uma das modalidades mais clássicas de dança. Unindo arte e atividade física, os dançarinos e dançarinas que se aventuram nesse estilo aprendem bastante sobre disciplina, consciência corporal, equilíbrio, entre diversas outras habilidades que enriquecem os movimentos e podem ser aplicadas no dia a dia.

Recentemente, o ballet tem ampliado os seus encantos. A dança, que antes ficava restrita aos estúdios e escolas, tem conquistado espaço entre as academias e espaços de cultura fitness.

Não se trata da versão tradicional da dança, mas uma nova modalidade de exercícios que usa como base os pilares do ballet convencional. A ideia é que as pessoas praticantes possam usar o próprio corpo para se exercitar, ao invés de buscar definição corporal, emagrecimento e aumento da força física por meio dos aparelhos mais comuns de musculação.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Essa prática não é nova. No entanto, apenas depois que a tendência fitness cresceu é que ela passou a ser reconhecida como uma atividade física de alto potencial, passando também a ser mais padronizada, incluindo exercícios comuns a todos os professores da modalidade.

Os pontos que se relacionam com o ballet convencional estão na prática da isometria — manter o corpo parado — e na repetição dos movimentos.

Como praticar

Não é necessário utilizar as sapatilhas de ponta no ballet fitness. Mas isso não significa que a modalidade não tenha um dress code especial.

É necessário estar vestindo peças e acessórios que privilegiam os movimentos e permitam aos professores avaliarem a postura e precisão dos movimentos. Além disso, é importante optar por peças que garantam respirabilidade à pele e tragam conforto durante a prática — muitas peças de roupas já possuem tecnologia que promove esses aspectos, como os modelos de camiseta adidas e outras marcas.

É importante também buscar por uma academia que trabalhe com seriedade e tenha bons professores. Se possível, faça uma aula experimental para descobrir se este é o esporte ideal para o seu perfil.

Benefícios do ballet fitness

Assim como outras modalidades de atividades físicas, o ballet fitness traz a possibilidade de cuidar da sua saúde enquanto você se diverte. Por ser praticado em grupo, ele também estimula a socialização e a memória, principalmente para que a pessoa se lembre da coreografia que está sendo ensinada pelo instrutor.

Há também a perda de peso e o ganho de autoestima, tanto pelo prazer da prática quanto pelos resultados físicos e sociais que ela pode trazer à vida do praticante.

Vale ressaltar que esta não é uma atividade apenas para mulheres, o que pode trazer ainda mais satisfação para os homens que sempre desejaram estudar ballet, mas que tinham que lidar com o preconceito e estigma que a dança poderia trazer no passado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá