Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cultivo do sorgo no Arenito Caiuá é tema de evento online

21/10/20 às 12:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O cultivo do sorgo tem se disseminado nos últimos anos devido, entre outras qualidades, ao alto potencial de produção de grãos e de matéria seca e pela extraordinária capacidade de suportar estresses ambientais. Por isso, o cereal é excelente opção para produção, também, de forragem.

Quando o déficit hídrico é acentuado ou quando os solos estão em condições de baixa fertilidade, o sorgo pode ser alternativa para evitar perdas com culturas mais sensíveis, em especial o milho.

O cultivo do sorgo granífero e forrageiro na Região do Arenito Caiuá será discutido por especialistas na Expotécnica, que tem mais uma edição online nesta quinta-feira (22), às 9 horas.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Do ponto de vista de mercado, o cereal, em sucessão a culturas de verão, contribui para a oferta sustentável de alimentos de qualidade para animais, com baixo custo para pecuaristas e agroindústria de rações. O sorgo pode substituir parcialmente o milho nas rações para aves e suínos e, de forma total, para ruminantes.

Estima-se que a produção alcance 2,7 milhões de toneladas no Brasil em 2020. Somente Goiás, maior produtor nacional, é responsável por 47,7% desse total. O Paraná chegou a ocupar a 3.ª posição em 2004, com cerca de 40 mil toneladas produzidas em 15 mil hectares. Segundo dados do IBGE Agropecuário, a produção em 2019 caiu para 370 toneladas em 100 hectares.

PLANTIO DIRETO - Na região Noroeste e parte do Norte do Estado, onde existe a formação de solo denominada Arenito Caiuá, que abrange 3,1 milhões de hectares – um pouco mais de 15% do território paranaense - a soja tem avançado, seguida pelo milho. Mas há limitações à produtividade e rentabilidade nas áreas mais arenosas, quentes no inverno e mais sujeitas aos veranicos.

O sorgo é uma alternativa, seja no cultivo de verão, para a produção forrageira, seja no inverno ou segunda safra, voltado à produção de grãos e forragem. É produto que ganha espaço na chamada cesta básica de ingredientes forrageiros, junto com milho, trigo, triticale, farelo de arroz e fécula de mandioca.

Com o sistema de plantio direto na integração lavoura-pecuária-floresta, o cereal também ganha espaço por produzir palha de qualidade, proporcionando maior quantidade de matéria orgânica e melhor proteção do solo contra a erosão. Além disso, é capaz de aumentar a capacidade de retenção de água no solo.

“O sorgo é a grande novidade e também uma enorme oportunidade da pecuária na região Arenito Caiuá. O cereal acrescenta amido à alimentação do gado, cria oportunidades de trazer palhada e um pastejo de inverno”, diz o engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, Antônio José Coelho de Castro. “Esta mudança é necessária e precisa ser testada na região do Arenito devido à tamanha possibilidade que ele pode levar à pecuária”.

O evento, que tem entre os promotores a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), pode ser acompanhado pelo canal da Expotécnica no YouTube: https://youtu.be/3nSzW3dPAFw

© Copyright 2023 Grupo Tarobá