Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em 'Risco', Cia do Relativo une o tradicional ao contemporâneo

20/09/18 às 07:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

É no ritmo da evolução do teatro e da dança que o grupo Cia do Relativo quer estar. O coletivo de circo contemporâneo faz duas apresentações do espetáculo "Risco", nesta quinta-feira, 20, e sexta, 21, no Teatro Décio de Almeida Prado.

Fundado em 2009, o grupo estreou o primeiro espetáculo, "O Descotidiano", apostando na técnica de malabares trazida do circo tradicional, mas sempre em diálogo com o que se pode chamar de circo contemporâneo. Antes, é preciso entender essa vertente das artes circenses que está tão bem estabelecida no mundo, mas é ainda jovem ou pouco explorada no Brasil, conta Tássio Folli. "O circo tradicional está ligado à programação de diversos números anunciados por um apresentador. Mas assim como a dança e o teatro se sofisticaram ao longo do tempo e reinventaram modos de se expressar, o circo contemporâneo também faz parte de um desenvolvimento e uma pesquisa naturais nas artes circenses", afirma ainda.

Em "O Descotidiano", Otavio Fantinato manipula objetos do dia a dia, como bules, livros e bolas. Em uma estrutura de madeira, o artista faz números de equilíbrio. O mesmo se dá nos trabalhos anteriores, como Carta Branca e Cabaré?, conta Folli. "Em Cabaré?, há uma fusão de dança e teatro no formato do circo tradicional, realizado por uma sucessão de números, além da música ao vivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Em "Risco", o nome do espetáculo também indica um passo do grupo em outra direção. É a primeira produção do Relativo que não se baseia em número de malabarismo. "Deixamos os aparelhos tradicionais e nos inspiramos em uma folha de papel." Na montagem, um escritor está sentado em sua mesa quando 3.000 folhas de papel ganham vida. Papéis que foram amassados retornam do chão e a caneta do artista fica em pé sozinha. Folli e Fantinato se revezam na manipulação dos objetos e na execução dos truques. Para Folli, Risco surge como metáfora do mundo, por vezes inacessível, das ideias. "Queremos experimentar o prazer e a angústia que preenchem a vida de todo artista que se põe a criar."

RISCO

Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206. Tel.: 3079-3438. 5ª, 6ª, 19h. Grátis. Até 21/9.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá