Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exposição Singularidades estreia nesta quinta-feira, no MAC

04/11/19 às 18:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel convida para a "Exposição Singularidades", a qual estarão para deleite do público as obras de Eduardo Bittencourt (Olímpia-SP), João Paulo (Curitiba) , Marcelo Bongiovanni Korp (Cascavel e Zé Barretta (São Paulo).
A "Exposições Singularidades" é uma realização da Secesp por meio do Museu de Arte de Cascavel (MAC) e vai de 7 a 29 de novembro. A abertura oficial será às 19h30 do dia 7 de novembro.

De segunda a sexta-feira o MAC é aberto para visitações das 8h às 17h, e podem ser realizados agendamentos para visitações em grupo pelo 3902 - 1370.

Conheça um pouco sobre os artistas de singularidades

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

João Paulo

O artista João Paulo veio até o Museu de Arte de Cascavel, para acompanhar a entrega e instalação das obras de sua mais nova série.

A série "Expressões Contemporâneas" partiu do conceito de apropriação de imagens de diversas procedências com o objetivo de criar novas narrativas a partir de referências atemporais e universais bem como de situações cotidianas do homem urbano contemporâneo e seus desdobramentos, propondo ao espectador uma reflexão sobre as relações humanas no mundo contemporâneo.
Esta série é um conjunto de 11 obras produzidas entre os anos de 2014 e 2016 tendo tamanhos variados e mídias mistas.

João Paulo é pintor paranaense nascido e criado em Palmeira. Desde de 1981 transferiu-se para Curitiba e até 2006 dedicou-se ao Teatro, participou em diversos espetáculos em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Retomou a pintura no final de 2006.

Formado em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do PR, (atual FAP) e pelo Curso de Teatro da então Fundação Teatro Guaíra. O tema principal de sua obra é o cotidiano do homem urbano contemporâneo e seus desdobramentos, sua arte é figurativa.

Entre 2011 e 2013 residiu em São Paulo, frequentou o Ateliê de modelo vivo do CCSP e fez cursos livres de desenho e pintura na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no Instituto Tomie Ohtake.

O artista vem realizando e participando, desde 2007 de diversas exposições e salões de Arte no Paraná e em outros estados brasileiros, tendo sido premiado com medalha de ouro no "15º Salão Ubatuba de Artes Visuais", Ubatuba - SP (2018). Atualmente vive e trabalha em Curitiba PR

Eduardo Bittencourt

Tendo como inspiração para suas criações o estilo Pop art com cores alegres e pinceladas marcantes, Eduardo Bittencourt destaca em suas obras cenas cotidianas, pessoas e celebridades da música e do cinema mundial colocando o artista cada vez mais no espaço do cenário da arte nacional e internacional.

Artista muito habilidoso e eclético em seus trabalhos com pintura, escultura e objetos de design que reinventa com maestria e criatividade.
Em seu currículo conta com 19 exposições solos, 5 coletivas, tem mais de 560 obras catalogadas e vendidas para colecionadores de arte no Brasil e em países como Grécia, Itália, México, Porto Rico, Estados Unidos, Argentina, África do Sul, França e Inglaterra. Além de parcerias com galerias de arte de São Paulo, Rio de Janeiro, Londres e Paris.

Marcelo Bongiovanni Korp

Exposição "O Indivíduo"

No escuro da noite, a lanterna de polícia encontra o indivíduo, a luz descortina-o por entre o breu, e uma conversa, por fim, revela o sujeito posto em foco. Antropologia e fotografia, dão à luz percursos, histórias, imagens e sentimentos que, antes, habitavam a escuridão.

Localmente, mesmo quando vistos em singularidade, costumam ser chamados de "os haitianos". Como se isso fosse o suficiente e necessário para defini-los, como se uma linha natal os definisse, a todos, e nada mais. Plainados por salários rasos, submetidos à mão de obra barata e pouco qualificada, esta população tenta encontrar um norte econômico, social, pessoal e comunitário, enquanto é achatada socialmente por uma pirâmide que nunca levou em conta indivíduos refugiados, e que reflete apenas uma parcela populacional branca, liberal e conservadora.

Quando fotografados particularmente, os planos trazem algo da história de cada um, flagrando uma individualidade antes posta à invisibilidade sob o título de "os haitianos". Em foco, quais são seus nomes, o que diz cada um deles a respeito da cidade, de suas vidas e trajetórias, das relações sociais, humanas e econômicas que se impõem nesses novos tempos? E do futuro?

Zé Barretta

O ensaio Fe2O3 - Uma arqueologia da imagem trata-se de uma investigação pessoal sobre os primórdios da imagem e para isso se percorre os vestígios deixados pelos primeiros habitantes das Américas em diversos sítios arqueológicos existentes no sertão nordestino.

O título faz menção a uma fórmula química que quer dizer óxido de ferro. Essa é a base dos minerais muito comuns na região do semiárido e que dão o tom avermelhado à terra. Justamente com esses minerais é que são produzidas as tintas utilizadas pelos primeiros habitantes da região para pintar sobre a rocha, o pigmento ancestral. É sobre a arqueologia da imagem que trata este ensaio.

Paulistano, fotógrafo independente há dez anos, Zé Barretta (1973), desenvolve projetos pessoais e se interessa por temas ligados à imagem, ao fluxo do tempo e questões contemporâneas sociais, urbanas e ambientais, além de teoria e história da arte e fotografia.
Também é fotojornalista colaborador do jornal Folha de São Paulo e atende clientes corporativos e assessorias de imprensa.

É formado em Geografia pela Universidade de São Paulo.
Teve seus trabalhos publicados, premiados e em exposição no Brasil e no exterior, com destaque para o prêmio Porto Seguro (2010) na categoria São Paulo com o ensaio Paisagens Passageiras, prêmio Gloc de Fotografia (2015) em Águas da Prata (SP), 2º lugar com o ensaio Transitórias Cicatrizes, residência artística com exposição individual no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha) em duas ocasiões, uma com o ensaio Territórios da Resistência (em 2017) e outra com Fe2O3 uma arqueologia da imagem (em 2018), residência artística com exposição coletiva Ar(t)chaeology - Photography and Theory no NiMAC Nicosia Municipal Arts Centre no Chipre com o ensaio Fe2O3 uma arqueologia da imagem e exposição individual no Centro Cultural da Câmara dos Deputados (2019), também com o ensaio Fe2O3 uma arqueologia da imagem.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá