Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

I Sarau da Língua Espanhola: Fluência e intimidade com a cultura

07/12/18 às 16:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

"Aprender a Língua Espanhola não é uma oportunidade para todos, mas os alunos da Rede Municipal de Cascavel têm essa oportunidade". As palavras são da coordenadora de Língua Espanhola da Rede Municipal de Cascavel, Helena Bobato, na abertura do I Sarau de Língua Espanhola, que aconteceu na noite de ontem (7), no auditório da prefeitura.

O que é motivo de orgulho para a Rede Pública Municipal de Cascavel, por oferecer o ensino deste idioma gratuitamente nas escolas já há 20 anos, se transformou em um orgulho mútuo de todas as famílias que marcaram presença e puderam observar a fluência e a intimidade com a cultura espanhola, que os alunos demonstraram em cada apresentação.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, afirma que Cascavel é referência nesta modalidade. "O nosso aluno, além de aprender sobre a cultura hispânica, também se apropria da língua espanhola. E a gente sabe, vários estudiosos pontuam, que quanto mais cedo a criança tiver acesso a diferentes idiomas, mais cedo ela vai se apropriar desse conhecimento, e isso vai refletir na sua vida adulta e na sua aprendizagem". A Rede Municipal conta atualmente com uma equipe de 77 professores que atuam no ensino de Espanhol e os alunos passam a aprender a segunda língua já a partir do primeiro ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Helena explicou que foi no ano de 1997 que os professores começaram a receber as primeiras formações e no ano seguinte algumas escolas já ofereciam o ensino do idioma espanhol para os alunos. "Naquela época não eram todas as escolas que ofertavam espanhol, começou aos poucos, e hoje nós atendemos quase que a totalidade das escolas", relatou. A coordenadora explica que a meta para 2019 é cobrir 100% das escolas municipais com esta disciplina. Para isso, conforme explica Helena, já foram adquiridos 25 mil exemplares de livros de espanhol e também está em trâmite a contratação de escola de idiomas para ofertar cursos aos professores, que vão trabalhar posteriormente a disciplina com nossos alunos.

 Apresentações

O Sarau contou com a participação de diversas escolas municipais, que trouxeram apresentações de música, dança e teatro. A noite contou ainda com a bela apresentação de um coral e encerrou com uma apresentação feita pelos professores, que trouxe música, dança e representações teatrais sobre a cultura espanhola.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá