Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina conta com 500 pontos considerados bens de interesse de preservação

15/07/22 às 20:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina tem uma lista com 500 pontos considerados bens de interesse de preservação;  90% são particulares, e isso às vezes dificulta que as características originais sejam mantidas.


Toda vez que um imóvel antigo é demolido na cidade, os mais saudosistas se mostram inconformados. Foi o que aconteceu com um prédio dos anos de 1940 que ficava na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Mossoró, onde inclusive já funcionou a redação da TV Tarobá.


A Secretaria Municipal de Cultura acompanha esses processos com atenção. Em breve, o local será utilizado para a construção de uma farmácia.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


No entanto, fotos da antiga edificação serão expostas no novo prédio. “É uma forma de que mesmo com a modificação da paisagem, a gente tenha pelo menos uma lembrança”, destaca a diretora de patrimônios da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Batigliana.


Londrina tem dois imóveis tombados pelo município como patrimônios históricos: o antigo Fórum, onde hoje funciona a Biblioteca Pública, e a antiga Casa da Criança, que abriga a Secretaria de Cultura. Outros quatro foram tombados pelo Estado: o Museu de Arte, onde funcionava a Rodoviária e o Cine Teatro Ouro Verde. As edificações de arquitetura modernista são assinadas por Vilanova Artigas, e marcaram a Era do Café na cidade. Além disso, há a Praça Rocha Pombo e a Mansão dos Garcia, que é um verdadeiro palacete, localizado na avenida Higienópolis, e de propriedade particular.


Desde a fundação, Londrina caracteriza-se pelas constantes transformações da sua paisagem. A principal marca é a combinação entre as edificações antigas e as novas.


“É uma cidade que em poucos anos era de madeira, depois passou a ser de tijolos, depois veio o concreto, então temos essa marca e precisamos cuidá-la para não perdermos essa identificação”, ressalta Solange. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá