Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MIS-PR abre mostra em comemoração aos seus 50 anos

13/12/19 às 10:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) dá prosseguimento, na próxima terça-feira (17), à programação comemorativa aos seus 50 anos, com a abertura da exposição Ilhas da Imaginação, que toma como ponto de partida o seu acervo tridimensional. A coleção conta hoje com cerca de mil itens, entre eles câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão, doados ao museu pela comunidade, veículos de comunicação e instituições locais.

A mostra propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades, e segue por uma corrente que guiará o público para memórias e invenções a partir do imaginário que se constrói ao redor do passado junto à história.

Para a curadora da exposição, Ana Málaga, adentrar o acervo de um museu é como chegar a uma ilha desconhecida, entrar em um terreno labiríntico que se abre e se desdobra. “Os objetos são como âncoras, têm peso, cheiro e textura, nos dizem algo sobre onde estamos. De alguma forma nós sabemos o que é tudo isso e para que serve. Podemos saber suas marcas, modelos, país de origem, como funcionam, e até aí estamos em águas límpidas e transparentes”, destaca.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Entretanto, acrescenta que os portais que esses maquinários abrem em nossas mentes levam a áreas mais profundas. “Quem tirou fotos com essa câmera fotográfica? Que músicas foram ouvidas nessa radiola? Esse projetor exibiu quais filmes? Essa televisão ocupou que casa, que notícias trouxe a seus residentes? As perguntas, e as respostas possíveis, são infinitas.”

“Este aniversário é uma oportunidade de entrever uma trajetória, fincar os pés no chão, definir algumas bases de continuidade, propor novas brechas de possibilidades”, disse a diretora da instituição, Cristiane Senn, sobre o aniversário de 50 anos do MIS/PR. “Nada mais é mais oportuno do que partir de seu riquíssimo acervo tridimensional, olhar para os objetos que viabilizaram ao longo do tempo o registro e a transmissão dos sons e das imagens do mundo, as quais o museu tem por função preservar, e, a partir deles, repensar a realidade.”

Serviço
Abertura da exposição Ilhas da Imaginação

Dia 17 de dezembro de 2019, às 19 horas
Período expositivo: até 5 e abril de 2020
Sala de exposições (piso superior) do MIS-PR
Entrada Gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro - Curitiba
(41) 3232-9113 | http://www.mis.pr.gov.br


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá