Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mulheres consomem menos cultura que homens, diz pesquisa

25/07/18 às 14:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ser mulher é mesmo complicado nos dias de hoje. Além de terem salários menores que homens e ocuparem menos cargos de chefia que eles, mesmo com escolaridade mais alta, elas também consomem menos atividades culturais, apesar de terem mais interesse nelas que o público masculino.

O dado é da pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pela consultoria J. Leiva entre 14/6 e 27/7 de 2017 e revelada na terça-feira (24).

O levantamento ouviu 10.630 pessoas em 12 capitais brasileiras e traça um panorama do consumo cultural ao longo de um ano a partir de recortes de gênero, raça, escolaridade e renda,  entre outros, com o objetivo de encontrar respostas para o que determina o acesso à cultura no Brasil, subsidiando investimentos e políticas públicas para o setor.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O cruzamento dos dados aponta que mães de crianças com até 12 anos têm seu consumo cultural mais afetado do que os pais com filhos na mesma faixa etária – que, apesar de acessarem menos atividades que os solteiros, estão com folga à frente das mulheres no consumo efetivo.

Eles também se dizem menos interessados nas atividades do que elas, mas conseguem concretizá-las muito mais que o público feminino. A pesquisa ainda aponta que a escolaridade é mais determinante ao acesso cultural do que a renda.

“A mudança de faixa de escolaridade representa uma chance duas vezes maior de aquela pessoa consumir cultura do que a mudança de faixa de renda”, explica o pesquisador Diego Vega. 

Isso também explica o porquê de pessoas com mais de 40 anos – que têm menos escolaridade – participarem menos de atividades. “Provavelmente as futuras gerações vão acessar mais cultura que as de hoje”, afirma João Leiva, diretor da consultoria, referindo-se à ampliação da cobertura de ensino no país nos últimos 20 anos.

Outro dado relevante é o entendimento de cultura como socialização. Só 11% disseram ir sozinhos a essas atividades, potencializando a escola como influente na decisão dos hábitos culturais.

acesso cultura

Leia mais em Metro Jornal

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá