Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico de Londrina recebe computador da década de 1970

04/07/19 às 15:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta matéria você vai conhecer o primeiro computador do Paraná. Ou melhor algumas peças porque a máquina era realmente muito grande. Uma máquina bem diferente dessas de hoje em dia foi doada ao Museu Histórico de Londrina.

A máquina era a imagem do futuro. Isso na década de 70. Uma perfuradora de cartões com teclado, que fazia parte do primeiro computador do paraná. Um gigantesco IBM 360/20. Só esta peça tem o tamanho de uma mesa.

Esqueça o padrão dos equipamentos de hoje, a digitação era sem tela. Uma das peças era uma espécie de máquina de escrever com armazenamento de dados. Chegou em Londrina através da empresa de tecnologia Exactus, que na época prestava serviços para outras milhares de empresas que não tinham computador.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

E se o tamanho impressiona imagina o preço. Esta máquina foi 400 mil reais na época. E a importação não foi fácil, mas burocrática. Foi preciso buscar o computador em Brasília. A peça foi doada pela empresa ao Museu Histórico de Londrina. Junto com outras relíquias.

O que lembra um toca discos é um HD, o disco rígido, com apenas 8 kbites de memória. Muitos celulares tem mil vezes mais do que isso. E aqui o primeiro sistema home office, a empresa criou o equipamento Collectus. Cerca de 300 funcionárias digitavam os dados de casa e as informações iam via linha telefônica já na década de 80.

A mesa com teclado e linha de telefone, todo esse avanço da informática na década de 70 motivava até a ida de excursões escolares para conhecer tanta tecnologia. Essas relíquias são parte da história da tecnologia na cidade e agora são atração para quem for ao museu.


Reportagem Heloisa Pedrosa

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá