Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico participa da 15ª Primavera dos Museus

17/09/21 às 08:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A 15ª edição da Primavera dos Museus ocorre entre os dias 20 e 26 de setembro, de forma híbrida, com eventos presenciais e online. A edição deste ano traz a temática “Perdas e recomeços: para refletir a função dos museus neste momento”. As inscrições para o evento podem ser feitas até dia 24, por meio do link 15ª edição da Primavera dos Museus.

O evento, promovido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem como objetivo refletir a respeito do papel dos museus no contexto do avanço das atividades digitais e da pandemia do novo coronavírus. A Primavera dos Museus será realizada com a participação de dezenas de museus e instituições culturais de Londrina e região, como o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, órgão suplementar da UEL e museus de Rolândia, Cambé e Ibiporã. O evento também conta com a participação de alunos e professores da própria UEL e da UNIFIL, além do SESC Cadeião Cultural, que se junta à Primavera de Museus pela primeira vez.

Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina e professora do Departamento de História/CCH, Edméia Ribeiro, o evento reflete os museus nos tempos atuais. “Estamos planejando, enquanto sociedade, uma reabertura segura neste momento da pandemia. As pessoas querem voltar a consumir cultura presencialmente, então os museus têm um papel muito importante nisso, ao se reafirmarem como espaços de fruição cultural”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

“Nesse sentido, falar de ‘perdas e recomeços’ para os museus é necessário. Não será, da nossa parte, uma reabertura nos mesmos moldes de antes. É um recomeço com adaptações, mas necessário para se pensar a cultura daqui em diante”, completa.

Programação

A 15ª Primavera de Museus combinará eventos presenciais e online. As apresentações presenciais incluem, entre os dias 20 e 24, no SESC Cadeião Cultural, uma exposição que tematizará as transformações da Rua Sergipe, das 9 às 21 horas; no dia 21, das 14 às 15 horas, o público pode prestigiar coreografias e aula ao ar livre, no teatro Eutália Aragão, na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, em Ibiporã; nos dias 21 e 22, também será realizada uma visita guiada à Casa de Artes, das 14 às 15 horas. Por fim, no dia 22, entre as 14 e 15 horas, será realizada uma aula ao ar livre para a terceira idade, na Casa de Artes em Ibiporã. A programação completa pode ser conferida nos materiais abaixo:

© Copyright 2023 Grupo Tarobá