Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sede do Faroeste pode sofrer despejo

20/02/19 às 08:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Após ação de despejo expedida na sexta, 15, o grupo Pessoal do Faroeste pode ter de deixar sua sede na Rua do Triunfo, local que ocupa há oito anos, na região da Cracolândia.

A decisão pede reintegração de posse do prédio e rescisão do contrato de locação firmado entre as partes, o diretor Paulo Faria e o proprietário João Roberto de Ângelo, bem como determinar despejo do imóvel em razão da falta de pagamento das mensalidades.

Segundo Faria, o valor em débito é de R$ 132 mil, correspondente a 12 meses, entre 2017 e 2018, e o período de outubro de 2018 a fevereiro de 2019. R$ 55 mil. Em busca de negociação, o diretor afirma que existe uma proposta de pagamento de parte do valor ao proprietário - de outubro de 2018 a fevereiro de 2019 - com recursos provenientes do Fomento ao Teatro, lei municipal de incentivo à produção teatral continuada, edital que contemplou a companhia na última edição. "Nós temos dinheiro para pagar mas também queremos ter a chance de encontrar uma solução pública." Além da sede da companhia, o prédio abriga aulas de cursos universitários, oficinas, encontros e fóruns relacionados ao debate de política de drogas e direitos humanos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Segundo o advogado do proprietário, Mario Takahashi, é do interesse de Ângelo manter o aluguel do espaço. "O motivo da reintegração de posse é longo atraso nos pagamento. Caso eles queiram permanecer no espaço, será preciso quitar o valor."

Além do espaço no número 301, o Faroeste mantém as atividades do Ateliê Amarelinho um espaço de criação e desenvolvimento artístico organizado e ocupado por diversos artistas. O prédio no número 305 não está no objeto da ação, por ser de outro proprietário.

Nos últimos anos, o caso é mais um episódio que se repete na cena teatral paulistana. Grupos que perdem suas sedes despertam o debate sobre a criação de soluções que garantam a manutenção de espaços culturais independentes.

Em um edital como o Fomento, que contempla, a cada semestre, a produção de grupos teatrais de pesquisa, mais de 30% do valor dos prêmios é destinado ao pagamento de aluguel e despesas de manutenção de espaço das companhias. A cada semestre, a sensação é de constante risco, para os grupos, para os espaços, para a cultura e para a cidade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá