Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Último dia de espetáculo em LIBRAS na programação do FILO

29/08/19 às 11:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A atenção especial com questões da acessibilidade tem sido uma característica de destaque entre alguns grupos que estão na programação do FILO 50 + 1. Esta quinta-feira (29) é a última apresentação do espetáculo infantil “O Menino e os Sortilégios”, do Teatro do Pequeno Mundo, no Centro Cultural Sesi/AML. O espetáculo começa às 19h30, com interpretação em Libras – a Língua Brasileira de Sinais, exibida simultaneamente, por vídeo.

O Teatro do Pequeno Mundo, grupo de Bragança Paulista (SP), incluiu a transmissão em Libras em suas apresentações a partir da participação no Festival Amazonas de Ópera 2019, em maio. “O evento faz transmissão de Libras ao vivo de todas as óperas, exibidas para o público em vídeos com legendas em português”, conta Fabiana Barbosa, diretora de “O Menino e os Sortilégios”. O grupo também incorporou o recurso de acessibilidade às apresentações.

Na abertura do FILO 2019, a Companhia do Tijolo, de São Paulo, trouxe uma atuação em Libras em uma das cenas do espetáculo “A Cabeça Gosta de Pensar, Mas os Passos Tecem a Existência”. Também a Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba, mostrou no palco do Teatro Ouro Verde um de seus seis solos do projeto Habitat (“Foi Assim Que o Oceano Invadiu a Minha Casa”), apresentado pela atriz Helena de Jorge Portela em português e em Libras.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Outro espetáculo a adotar recursos de interpretação em Libras é o “Chega de Saudade”, montagem cênico-musical que o coletivo londrinenense AntiQua4’Rio apresentou na última segunda-feira (26), no Teatro Ouro Verde. A atriz Camila Taari conta que a ação foi realizada especialmente para a participação no FILO, mas que agora será adotada nas demais apresentações do grupo.

Para Valeria Pellicano, coordenadora do projeto de inclusão Parque Escola Bico Amarelo, de Londrina, a acessibilidade é fundamental para toda a comunidade. “Arte é um caminho privilegiado para o aporte em acessibilidade e inclusão. Um evento internacional como o FILO encanta e contribui intensamente, de forma generosa, respeitosa e solidária com contexto social”, afirma.

Valeria tem acompanhado um grupo de surdos a várias apresentações no FILO e ressalta a importância dessas ações no contexto do Festival. “Arte e educação juntas trazem acessibilidade e inclusão para todos. A sociedade se enriquece pela interação com as diferenças, construindo a brasilidade e a identidade nacional”, completa.

(com informações da assessoria)

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá