Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

IPEM encontra quase 300 brinquedos fora do padrão em lojas de Londrina

11/10/19 às 11:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Por conta do Dia das Crianças, o Instituto de Pesos e Medidas, IPEM de Londrina fez uma fiscalização em 21 empresas de Londrina e região. Entre os dias 16 de setembro a esta sexta-feira (11), foram aprendidos 290 produtos. A maior parte dos brinquedos não tinha o selo de conformidade do Inmetro, obrigatório e que garante que o produto foi testado antes de ser vendido. “São realizados diversos ensaios que vão verificar que tipos de tinta e que tio de material foi usado pra confeccionar o brinquedo. Pode ter sido usado metal pesado, o que pode causa intoxicação, alergia pra quem for usar. Por isso o consumidor tem que buscar a marca do Inmetro que é o selo que garante a qualidade”, aponta o gerente Regional de Londrina, Marcelo Trautwein.

Mas também há outros pontos que os pais têm que ficar de olho na hora de comprar os presentes e garantir a segurança e a saúde das crianças. “A faixa etária é importante, se tem o CNPJ da empresa e o pais de origem da empresa. O manual de instruções tem que estar em português para facilitar”, explica.

Os brinquedos importados também precisam ser submetidos a ensaios em laboratórios acreditados pelo Inmetro e trazer o selo de identificação da conformidade (selo do Inmetro), assim como todas as informações presentes na embalagem e no manual de instruções em português.

Leia mais:

Imagem de destaque
OUTROS CRIMES

Suspeitos de assalto mortos durante confronto com a Rotam são identificados

Imagem de destaque
MORADORES ATENTOS

Dupla é flagrada invadindo e furtando apartamentos no Centro de Londrina

Imagem de destaque
"GERAÇÃO DO ESQUECIMENTO?"

Livro de Vinícius Gomes mostra os desafios de compreender adolescentes de hoje

Imagem de destaque
ESTOQUES BAIXOS

Municípios da região registram falta de doses da vacina contra a dengue

Além disso, o consumidor deve exigir sempre a nota fiscal do produto, garantindo que busque seus direitos caso ocorra algum defeito ou outro problema. “Outra recomendação é comprar sempre em locais conhecidos e pontos de vendas regulares. Evitar comercio ambulante e camelôs. Porque fica mais difícil responsabilizar alguém. Nesse caso, o preço não vale a saúde do filho ou da criança que você quer presentear”, observa o diretor.

O telefone do IPEM para denúncias é 0800-645-0102 ou 3321-3377.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá