Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

BRDE assina na COP28 pacto da ONU sobre sustentabilidade financeira global

04/12/23 às 09:09 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) tornou-se signatário oficial dos Princípios da ONU para a Responsabilidade Bancária. Essa é uma estrutura para o setor bancário sustentável desenvolvida por meio de uma colaboração entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI).


A assinatura oficial ocorreu neste domingo (3), durante a COP28, em Dubai. O banco é a primeira instituição regional de fomento do Brasil a aderir ao compromisso.


O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, mencionou durante a cerimônia a importância desta adesão. “Estamos orgulhosos em assumir este compromisso na COP28, um palco global para os grandes atores e interesses da humanidade. É mais um passo rumo à descarbonização completa de nossa carteira de crédito e nossa contribuição para liderar este processo no setor público no Brasil”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAÚDE

Paraná envia 300 bolsas de sangue para ajudar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
PARANÁ

Nota Paraná distribui prêmios de R$ 5 mil a entidades sociais de 24 municípios

Imagem de destaque
PARANÁ

PM do Paraná recupera caminhão roubado com doações destinadas ao Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
SAÚDE PÚBLICA

Paraná recebe primeiro lote da vacina atualizada da Covid-19


Os Princípios da ONU garantem que a estratégia e a prática dos bancos estejam alinhadas com a visão que a sociedade estabeleceu para o futuro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo Climático de Paris. Os bancos que assinam os Princípios comprometem-se com a sustentabilidade, trabalhando para integrar e incorporar a visão verde nos negócios.


De acordo com os Princípios, os bancos signatários devem identificar e medir o impacto ambiental e social resultante das suas atividades comerciais, além de implementar metas para medir o progresso. Os signatários também assumem um papel de liderança, demonstrando como os produtos, serviços e relacionamentos bancários podem apoiar e acelerar as mudanças necessárias na economia mundial.


Com esse movimento, o BRDE se junta à maior comunidade bancária global do mundo focada em finanças sustentáveis, compartilhando as melhores práticas e trabalhando em conjunto em orientações práticas e ferramentas pioneiras que beneficiam todo o setor.


“Esse é o reflexo do posicionamento do BRDE como o primeiro Banco Verde do País, com ações internas com redução da emissão de gases do efeito estufa, associações com entidades competentes que mensuram o crédito voltado à sustentabilidade, e aderência de 80% aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas operações”, afirmou o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski.


Além disso, o BRDE tem mantido esforços em diversas frentes de apoio creditício, institucional e financeiro, por intermédio de uma Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (ESG). O banco integra a Alianza del Pastizal e a coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade.


As linhas de financiamento priorizam o atendimento aos temas ambientais mais relevantes, como energias limpas e renováveis, agricultura de baixo carbono, redução do impacto ambiental das cidades, gestão de resíduos, reciclagem e economia circular.


Nas questões sociais, o banco tem consolidado o apoio às organizações de microcrédito e a promoção de repasses para a agricultura familiar, com crédito aos micro e pequenos empreendedores, mulheres empreendedoras e inovação.  


“O BRDE tem a preocupação em conceder crédito a projetos que cada vez mais tenham propósitos ligados à economia e desenvolvimento sustentável de cidades”, acrescentou o diretor Administrativo do BRDE, João Biral Júnior.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá