Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Toffoli suspende decisão do TCU e libera quinquênios a juízes federais

20/12/23 às 15:58 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (20) derrubar a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que suspendeu o pagamento do adicional por tempo de serviço (ATS) aos magistrados federais de todo o país.


O impacto do benefício é estimado em R$ 870 milhões. O adicional será pago aos magistrados que ingressaram na carreira até 2006 e corresponde ao acréscimo de 5% no salário a cada cinco anos.

Na decisão, o ministro entendeu que o TCU não pode adotar medidas para interferir na autonomia do Judiciário. A decisão do tribunal de contas foi proferida em abril deste ano a pedido da Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

Leia mais:

Imagem de destaque
NESTA SEGUNDA

Governo inicia Desenrola para MEI, micro e pequenas empresas

Imagem de destaque
ENCHENTES

Prefeito pede evacuação imediata de sete bairros em Canoas

Imagem de destaque
PRODUTOR RURAL

Nelson Barbudo deve assumir vaga da deputada Amália Barros

Imagem de destaque
EM CANOAS

Bebê que caiu de barco durante resgate é encontrada morta no RS


"Resta evidenciada, no presente caso, a ingerência do Tribunal de Contas da União na competência constitucional do Conselho Nacional de Justiça para fiscalizar os atos praticados pelos órgãos do Poder Judiciário", escreveu Toffoli.


Ao barrar o pagamento do benefício, o TCU alegou que a decisão que restabeleceu o pagamento dos quinquênios, como é chamado o benefício, foi tomada sem "previsão legal". A decisão foi tomada neste ano pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).


No entendimento do TCU, o adicional foi extinto em 2006 e não poderia ser reintroduzido na folha de pagamento dos magistrados, inclusive no saldo de retroativos.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá