Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cursos profissionalizantes estão com vagas abertas no Clube das Mães Unidas

28/09/22 às 19:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Estão abertas as inscrições para 12 cursos profissionalizantes gratuitos realizados pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Clube das Mães Unidas através de uma parceria estabelecida com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (30), nos cursos de produção de Pães Artesanais, Preparo de Pizzas, Salgados, Confeitaria Natalina, Panetone, Corte e Costura em Malharia, Maquiagem para Noivas, Designer de Sobrancelha, Massagem Relaxante, Plásticas dos Pés, Cuidador de Idosos e Porteiro.


Para participar das atividades é preciso residir em Londrina; ter 16 anos ou mais; estar com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e ter concluído o ensino fundamental (até 5° ano). As pré-inscrições estão sendo feitas por meio de links específicos para cada curso, que foram divulgados nas redes sociais (@clubedasmaesunidas) e serão aceitas presencialmente na sede do Clube das Mães Unidas, na rua Roseiral, 77, na Vila Ricardo, somente no dia 30 de setembro. Quem tiver alguma dúvida pode saná-la pelo telefone (43) 3325-6488 ou pelo site https://clubedasmaesunidas.org.br/.


Segundo a assistente social do Clube das Mães Unidas, Danielle Godoi Agostini Rodrigues, via internet as inscrições têm um número limitado, mas, de qualquer forma, todos os cursos desse mês poderão ter inscrições realizadas de forma presencial nesta sexta-feira (30). “As inscrições, dentro do dia estabelecido, são de livre demanda, independentemente da quantidade de pessoas interessadas, porque depois de realizadas, todos os usuários passarão por um atendimento e por um processo de seleção”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMAGENS AÉREAS

Assalto com refém movimenta equipes policiais no Centro de Londrina; acompanhe ao vivo

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Criança tem ferimentos graves ao ser atropelada após acidente no Periolo

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF prende homem com carabinas, espingarda e cocaína no Paraná

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF apreende veículo carregado com maconha na BR-277


De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, anualmente, a Prefeitura de Londrina destina R$ 721 mil ao Clube das Mães Unidas para a manutenção de mais de 35 cursos, o que soma mais de 500 vagas preenchidas mensalmente. Isso porque os cursos profissionalizantes fazem parte de uma das duas modalidades de geração de renda destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ou social, em que os interessados podem aprender um novo ofício ou se aprimorar em sua área de formação. “Isso foi essencial no ‘pós-pandemia’, por isso que aumentamos em 100% o valor do repasse ao Clube das Mães Unidas e ao acompanhamento. O diferencial desses cursos é que são para as pessoas que estão chegando na política de assistência por uma vulnerabilidade econômica ou pessoal e, nesse espaço, ela será acompanhada, o que para o serviço da assistência social é essencial”, elucidou Micali.


Cursos – Cada um dos 12 cursos com vagas e inscrições em aberto tem seus critérios de seleção específicos, assim como dias e horários certos para as aulas e atividades práticas. Para quem for participar do curso de cuidador de idosos será necessário ter também disponibilidade para fazer estágio além do horário das aulas.


Pães Artesanais – O curso de Pães Artesanais terá 16 vagas e visa ensinar os alunos a preparar pães de acordo com as boas práticas culinárias, assegurando bons padrões de qualidade aos alimentos. Entre os conteúdos a serem ensinados estão as boas práticas de fabricação e higiene; métodos de conservação, refrigeração, de embalar e de congelar corretamente cada produto e de fabricação de pães. O curso terá 36 horas e será realizado nas terças e quintas, das 14h às 17h. A inscrição presencial, na sexta-feira (30), irá ocorrer das 13h30 às 16h30, na sede do clube. Também é possível se inscrever no link: https://forms.gle/kQUgAA12mATN7BxXA


Salgados – O curso de Salgados também abriu 16 vagas visando desenvolver nos participantes as competências para a produção de diversos salgadinhos, como coxinha, rissole, croquete, bolinho de carne, quibe, quiche, pastel e outros. A ideia é repassar conhecimentos sobre o planejamento das quantidades de matérias-primas, o uso de equipamentos e utensílios adequados e o controle do processo de produção, sempre considerando os aspectos de qualidade, as normas de segurança e a higiene do trabalho. Para isso, haverá duas turmas, sendo uma com aulas nas quintas e sextas, 8h30 às 11h30 e outra nas segundas e quartas, das 19h às 22h, totalizando 60 horas. A inscrição presencial será aceita na sexta-feira (30), das 13h30 às 16h30.


Preparo de Pizzas – Ao todo, há 16 vagas para o curso de Preparo de Pizzas. A intenção é proporcionar aos participantes conhecimentos quanto ao preparo básico desse alimento, que é comercializado no mundo todo. Por isso, assim como acontecerá no curso de pães, os alunos aprenderão as boas práticas de fabricação e higiene; métodos de conservação, refrigeração, de embalar e de congelar corretamente. As aulas serão realizadas sempre nas quartas e sextas-feiras, 14h às 17h, no Clube das Mães Unidas. A inscrição presencial será aceita na sexta-feira (30), das 13h30 às 16h30. Mas on-line é possível se inscrever pelo link: https://forms.gle/hxbRKkMa99Cin4319.


Confeitaria Natalina – Esse curso terá 16 vagas e 36 horas de duração. As aulas serão realizadas nas segundas e nas terças, das 8h30 às 11h30. Quem participar vai aprender a fazer vários alimentos típicos do fim de ano, como rocambole natalino, panetone trufado, sobremesas, pavês e mousses, bolachinha, bombons e trufas, rabanadas, pão de mel e rosca. A inscrição presencial será no dia 30, das 13h30 às 16h30.


Panetone – O curso está com 16 oportunidades abertas para 24 horas de aulas, que serão ministradas nas terças e quintas, das 19h às 22h. Quem participar vai aprender as técnicas de preparo de panetones e roscas de natal, para atuar de forma profissional. Entre as receitas que serão ensinadas estarão: panetones profissionais e artesanais de frutas e chocotone, assim como salgados, trufados e de Natal. As inscrições presenciais poderão ser realizadas no dia 30, das 8h30 às 11h30.


Cuidador de idosos – A intenção deste curso é capacitar 20 pessoas para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, instituições de longa permanência (ILP), hospitais, centros de referências e outras modalidades de atenção ao idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.


As aulas serão em duas turmas, sendo uma nas segundas e terças, das 8h30 às 11h30, e a outra nas terças e quartas, das 19h às 22h. Para fazer a pré-inscrição na turma matutina basta clicar aqui (https://forms.gle/iuKeincLS4ziA2fJ8) e na noturna aqui (https://forms.gle/XjPwRdQQmTVyszuBA). A inscrição presencial no dia 30, será das 13h30 às 16h30.


Designer de Sobrancelha – Serão 42 horas de aulas, para ensinar o profissional a desenhar sobrancelhas através da retirada de pelo com o método da pinça e sua correção hena ou lápis identificando o modelo mais adequado a cada formato de rosto considerando características pessoais, estilos e tendências. Serão três turmas, sendo uma nas quartas e sextas, das 8h30 às 11h30; outra na quarta e sexta, das 14h às 17h; e outra nas quartas e quintas, das 19h às 22h. Para se inscrever presencialmente é preciso ir na sede do clube, na sexta (30), das 8h30 às 11h30.


Massagem Relaxante – Tem 14 vagas, para as aulas nas segundas e nas terças, das 19h às 22h. Nelas, os alunos aprenderão a atender ao cliente, preencher a ficha de anamnese; além de fazer a massagem relaxante e suas indicações e contraindicações; os cosméticos e princípios ativos que favorecem a técnica; o ambiente de trabalho, a importância da organização e biossegurança e as manobras em si.


Plásticas dos Pés – O curso é destinado para as profissionais da área de manicure com conhecimento sobre técnicas de esfoliação e hidratação para os pés. Nele os profissionais saberão sobre a anatomia dos pés; as doenças que causam rachaduras; as contraindicações; os benefícios e a prática da técnica de plástica dos pés. As aulas serão nas quintas-feiras, das 14h às 17h. E a inscrição presencial será das 8h30 às 11h30.


Maquiagem para noivas – Ao todo, estão abertas 14 vagas para quem quiser aprender a maquiar profissionalmente noivas, por isso é preciso ter um conhecimento prévio na área. Serão ensinadas técnicas para pele seca, oleosa, negra e madura. Serão 18 horas de aulas, sempre nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h. A inscrição presencial no dia 30 será das 8h30 às 11h30.


Corte e costura em malharia – Nesse curso, o participante aprenderá a manusear moldes, técnicas de corte e operar máquinas de costura, costurando peças de vestuário, exclusivamente em malharia, adquirindo conhecimentos para atuar na indústria de confecção, fábricas domiciliares, cooperativas e associações. As aulas serão nas terças e quintas, das 14h às 17h. A inscrição presencial no dia 30 vai das 13h30 às 16h30 ou pode ser feito pelo link: https://forms.gle/sf69GnyJmH6V9hFk7


Porteiro – São 20 vagas disponíveis para aprender a atender na função de Porteiro. Para tanto, serão ministradas 21 horas de aulas, do dia 3 a 13 de outubro, das 9h às 12h. Entre os conhecimentos repassados estarão o serviço que cabe ao porteiro, o atendimento ao público direto e indireto, a comunicação eficaz, as atitudes construtivas para melhor atender o cliente, a importância de saber ouvir, compreender as necessidades das pessoas e prestar um atendimento de boa qualidade. Além disso, a motivação para o trabalho, a ética e a postura no local de trabalho serão ensinados.


Sobre o Clube das Mães Unidas – A organização existe há 41 anos em Londrina e conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) a cerca de há 15 anos. Por meio desse convênio, a Prefeitura paga quase 100% do valor de custo dos cursos profissionalizantes ofertados à população. O montante que falta é completado com outras parcerias com o empresariado londrinense.


Além dos cursos profissionalizantes, a OSC Cube das Mães Unidas é responsável por um serviço de fortalecimento de vínculos, que atende 80 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, com atividades no contraturno. Os jovens participam de aulas de música, informática, yoga e outras, durante o período matutino e vespertino. Os interessados em saber mais sobre os trabalhos e cursos desenvolvidos pela instituição podem acessar o site https://clubedasmaesunidas.org.br/.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá